Basicamente, os Fundos de Investimentos funcionam como um condomínio, gerido por um gestor responsável por escolher os ativos. Ou seja, cada investidor é “dono” de uma parte conforme o valor aplicado e a rentabilidade não depende desta quantia – todos investidores terão o mesmo retorno percentual.
Confira os 10 passos simples para saber mais sobre os Fundos de Investimentos.
Fundos de investimentos
1-Quem pode investir em Fundos?
Qualquer pessoa. Existem diversos tipos de fundos para diferentes objetivos e para todos os perfis, do mais conservador ao mais agressivo.
2- Como funcionam os diferentes tipos?
As diferenças entre os fundos se dão pelo regulamento, ou seja, são regras de funcionamento e política de investimentos em que o gestor deve seguir. Com isso, permite você saber qual o foco do fundo, bem como, os objetivos e metas. Antes de escolher um fundo para investir, é fundamental conhecer sua estratégia e seus principais riscos.
Quais os principais tipos de fundos?
Os mais comuns são: Renda Fixa, Multimercado e Ações. Dentro de cada uma dessas classes existem diversas estratégias diferentes.
Como funciona os Fundos na prática?
Três grupos se envolvem no dia a dia do produto. A (1) gestora é responsável por definir a estratégia e realizar os investimentos, o (2) administrador faz a contabilidade e monitora o cumprimento do regulamento e o (3) custodiante guarda os ativos.
Como funcionam os rendimentos?
A rentabilidade depende da qualidade da gestão e do nível de risco, cada categoria deve seguir a proposta do produto e seguir ou superar o indicador selecionado. Fundos mais arrojados e bem geridos tendem a conseguir retornos superiores no longo prazo, apesar de poderem ter oscilações relevantes em períodos mais curtos.
Como resgatar o dinheiro?
Você pode solicitar o resgate a qualquer momento, porém cada fundo terá um prazo pré-definido para fazer o pagamento, ou seja, após sua solicitação de resgate o dinheiro pode demorar um período para realmente entrar na conta. Os fundos mais conservadores costumam ter prazos mais curtos, enquanto que os mais arrojados normalmente têm prazos superiores a 30 dias.
Posso aplicar qualquer valor?
Cada fundo possui regras de aplicação mínima inicial, movimentação mínima e saldo mínimo de permanência. Portanto, cada produto tem sua própria “regra” de aplicação.
Quais os custos que envolve o investimento em Fundos?
Os fundos possuem a taxa de administração, que incide sobre o valor total aplicado, e pode ter taxa de performance, que é um prêmio pago à gestora pelo desempenho acima do índice de referência. Antes de investir é sempre recomendado conferir essas taxas para certificar se o fundo está cobrando uma taxa “justo” e em linha com o mercado atual.
Qual o risco de se investir em Fundos?
Existem 2 principais tipos de risco: de crédito e de mercado. O primeiro, mais presente nos fundos de Renda Fixa, depende da capacidade de pagamento das empresas selecionadas. Já o segundo está relacionado às oscilações dos preços dos ativos, sendo relevante para os fundos de ações e multimercados.
Há mais vantagens? Qual o diferencial de se investir em Fundos?
Você já deve ter percebido que investir em fundos é delegar à terceiro a responsabilidade de escolher os ativos para compor um objetivo específico – por exemplo, se você quer investir em ações mas não sabe qual comprar, pode aplicar em algum Fundo de Ações e transferir a responsabilidade de escolha ao gestor, o mesmo vale para renda fixa, crédito e etc.
Portanto, paga-se (via taxas) pela facilidade de ter um profissional auxiliado por uma equipe de especialistas, a função de tomar as melhores decisões por você. Afinal, a gestora tem todo o interesse de obter bons resultados e você pode estar junto.
Outro benefício dos fundos é a possibilidade de diversificar uma carteira mais facilmente. Além de não precisar estar todo o tempo controlando uma carteira alocada de forma direta, preocupando-se quando entrar ou sair de alguma oportunidade.
Logicamente, se os fundos são de seu interesse, é sempre importante estudar cada produto, bem como, os gestores para estar consciente sobre como a casa está observando o mercado e se está em linha com seus objetivos. Essa pesquisa pode ser feita através das Cartas do Gestores, atualizadas com frequência durante o ano trazendo resultados e panoramas mais macroeconômicos.
Para facilitar seu processo de pesquisa, oferecemos no Clube Acionista um espaço exclusivo com diversas cartas dos fundos reunidas em um só local. Facilitamos seu tempo de busca e organizamos para você ler, compara e decidir.
Aqui na Guide fazemos uma análise profunda e selecionamos as gestoras mais reconhecidas do mercado, que contam com equipes muito qualificadas. E o mais importante é que investir em fundos de investimento te ajuda a diversificar sua carteira para alcançar o melhor retorno!
ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS
Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!
Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.