Publicidade

Derivativos: Entenda o que são e como funcionam

Data da publicação

Editora de Conteúdos Acionista e Clube. Jornalista graduada pela Famecos-PUCRS, com pós-graduação em Comunicação Política pela UNISC e MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá. Atuou como repórter em portais como G1RS e GZH e Editora no Grupo Sinos.

Data da publicação

Derivativos são títulos que derivam seu valor de um ativo-objeto. Ou seja, o seu valor surge a partir de outro ativo, taxa de referência ou índice de mercado.

Derivativos

Existem quatro principais disponíveis:

  1. Mercado a Termo – é o que possui compromisso de compra ou venda firmado entre dois investidores, com regras pré-definidas para liquidação em data futura;
  2. Mercado Futuro – funciona como o Mercado a Termo, mas os contratos são ajustados diariamente;
  3. Mercado de Opções – é negociado o direito, mas não a obrigação de comprar ou vender um ativo por um preço e um prazo determinado;
  4. Swaps – é onde dois investidores negociam a troca do índice de rentabilidade entre dois ativos.

Eles são negociados a partir de contratos padronizados nas bolsas de valores. São neles onde vão estar especificados a quantidade, o prazo de liquidação e a forma de cotação do ativo.

Os derivativos são usados principalmente para proteção (hedge), para proteger o valor de um ativo de variações, e especulação, para tentar lucrar com a compra ou venda de cada contrato.

A principal vantagem é possibilitar a proteção, mas também altos retornos com a especulação e a alavancagem, que é quando o investidor realiza o lucro sobre a diferença entre preços do mesmo ativo em diferentes mercados.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Autor

Editora de Conteúdos Acionista e Clube. Jornalista graduada pela Famecos-PUCRS, com pós-graduação em Comunicação Política pela UNISC e MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá. Atuou como repórter em portais como G1RS e GZH e Editora no Grupo Sinos.

Informações + Recomendações de investimentos em um só lugar

Compartilhe esse post nas suas redes!

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

A conexão certa para seus investimentos

Diversas recomendações para você investir melhor!

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.