Publicidade
Publicidade

Entenda o que são os Derivativos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Derivativos são títulos que derivam seu valor de um ativo-objeto. Ou seja, o seu valor surge a partir de outro ativo, taxa de referência ou índice de mercado.

Existem quatro principais disponíveis:

  1. Mercado a Termo – é o que possui compromisso de compra ou venda firmado entre dois investidores, com regras pré-definidas para liquidação em data futura;
  2. Mercado Futuro – funciona como o Mercado a Termo, mas os contratos são ajustados diariamente;
  3. Mercado de Opções – é negociado o direito, mas não a obrigação de comprar ou vender um ativo por um preço e um prazo determinado;
  4. Swaps – é onde dois investidores negociam a troca do índice de rentabilidade entre dois ativos.

Eles são negociados a partir de contratos padronizados nas bolsas de valores. São neles onde vão estar especificados a quantidade, o prazo de liquidação e a forma de cotação do ativo.

Os derivativos são usados principalmente para proteção (hedge), para proteger o valor de um ativo de variações, e especulação, para tentar lucrar com a compra ou venda de cada contrato.

A principal vantagem é possibilitar a proteção, mas também altos retornos com a especulação e a alavancagem, que é quando o investidor realiza o lucro sobre a diferença entre preços do mesmo ativo em diferentes mercados.

Redação Acionista

Redação Acionista

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Publicidade

Tire dúvidas sobre investimentos

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.