Enquanto o agronegócio vai bem Cosan e SLC Agrícola aproveitam

O cenário positivo para o agronegócio colabora nos resultados das empresas ligadas a agricultura (como Cosan Logistica – RLOG3- e SLC Agrícola -SLCE3-, por exemplo).

Com um crescimento de 6,4% na produção, este ano o país deverá colher 242,1 milhões de toneladas de grãos. Além de ultrapassar os 227,7 milhões da safra anterior (2017/18), os dados confirmam a safra 2018/19 como recorde da série histórica. O crescimento deve-se à maior produção nas culturas de algodão e milho. Os dados foram pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Entre os motivos estão a taxa de câmbio, a evolução dos preços e outros fatores, que levaram os produtores a expandir a área plantada, principalmente nos estados da Bahia e Mato Grosso. Com isso, a previsão de exportação da pluma também deverá superar a do ano passado em mais de 50%, alcançando pela primeira vez a marca de 1,5 milhão de toneladas.

A Cosan Logistica é a holding que controla a Rumo, que hoje é a maior operadora de logística-ferroviária da América com mais de 80% de seu volume transportado vindo de produtos agrícolas.

EmpresaConsenso de MercadoPreço Alvo Médio
RLOG3(2) Comprar (5) Manter (3) VenderR$ 20,48

A SLC Agrícola possui foco na produção de algodão, soja e milho. Consideradas uma das principais empresas brasileiras neste segmento.

EmpresaConsenso de MercadoPreço Alvo Médio
SLCE3(3) Comprar (4) Manter (4) VenderR$ 21,05

Fonte: Enfoque, TradingView, Carteiras Recomendadas, Thomson Reuters