A ansiedade de milhares de estudantes pelo resultado do Enem 2024 ganhará uma trégua parcial a partir de quarta-feira, 20 de novembro, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o gabarito oficial.
Serão liberadas as respostas das provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, permitindo que os participantes confiram os acertos e tenham uma noção inicial do desempenho.
Enquanto o gabarito oficial do Enem 2024 não saí, confira uma correção extraoficial aqui.
Contudo, o verdadeiro desafio para os candidatos vai além do número de questões acertadas. Isso porque, o Enem é corrigido pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), um método que considera a coerência das respostas, agindo como um “antichute”.
A princípio, a TRI analisa o padrão de acertos e erros: se um candidato acerta várias questões difíceis, mas falha em fáceis, o sistema pode deduzir uma incoerência e, dessa forma, a pontuação final tende a ser menor.
Portanto, mesmo após conferir o gabarito, os candidatos só conhecerão suas notas definitivas em 13 de janeiro, quando os boletins de desempenho serão publicados, incluindo tanto as pontuações das provas objetivas quanto da redação.
Até lá, resta controlar a expectativa e aguardar a avaliação final, que considera não apenas a quantidade, mas também a qualidade dos acertos.