A empresa divulgou seus resultados após o pregão de ontem, apresentando uma forte queda no tráfego e na receita; que somado a aumentos de custos, determinou o resultado negativo do período.
No 2T20, a CCR sofreu um prejuízo de R$ 142 milhões (R$ 0,07), contra resultados positivos de R$ 347 milhões no 2T19 e R$ 249 milhões no trimestre anterior.
O tráfego nas nove concessões rodoviárias administradas pela CCR, durante 2T20; atingiu 198,2 milhões de veículos equivalentes (considerando a ViaSul), com queda de 18,2%, sempre comparando ao 2T19. Esta forte redução foi ocasionada pelas medidas de distanciamento social usadas para o combate da pandemia de Covid-19. Como a empresa vem divulgando regularmente seus números desde o começo da crise, este número já é de conhecimento do mercado.
A tarifa média consolidada das concessões rodoviárias foi de R$ 6,91 no 2T20, com queda de 2,0%, influenciada pela entrada no portfólio de uma concessão com menor preço.
A redução do tráfego levou a uma queda de 16,5% na receita bruta de pedágio do 2T20; para R$ 1,4 bilhão, valor equivalente a 72,9% do faturamento total. No 2T20, a receita bruta dos outros negócios caiu 20,9%, com destaque para as reduções de faturamento nos aeroportos e nas concessões de mobilidade.
Os custos totais da CCR tiveram uma elevação de 6,9% na comparação com o 2T19, principalmente devido ao aumento da depreciação, com a adição de novos ativos. Este incremento impactou negativamente as margens consolidadas.
No 2T20, o resultado financeiro líquido negativo (R$ 241 milhões), ficou 23,7% menor que no 2T19; devido aos maiores ganhos com operações de hedge, menor variação cambial e uma redução dos custos dos empréstimos.
O endividamento líquido da CCR (IFRS) ao final do 2T20 somou R$ 14,4 bilhões, valor 4,0% maior que no trimestre anterior e 7,0% acima do 2T19. A relação Dívida Líquida/EBITDA IFRS era de 2,7x no 2T20, vindo de 2,4x no trimestre anterior e 2,5x no2T19.
Nos últimos doze meses, CCRO3 caiu 7,2% e o Ibovespa teve uma desvalorização de 2,8%. A cotação de CCRO3 no último pregão (R$ 13,65) estava 30,4% abaixo da máxima alcançada em 2020 e 54,2% acima da mínima.