A empresa informou que recebeu o relatório final do Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Segurança de Barragens (CIAE-SB), que encerrou suas atividades este mês.

O relatório do CIAE-SB contém 380 recomendações para o aperfeiçoamento das práticas de segurança e risco. O CIAE-SB também destacou que a Vale avançou nas políticas e práticas da gestão de barragens, tendo já adotado 265 das recomendações do relatório.

É positivo o avanço da Vale nas políticas de controle dos riscos, principalmente das barragens de rejeitos. Os acidentes nas barragens da Samarco em Mariana (2015) e na mina do Córrego do Feijão da Vale (2019), que provocaram grandes perdas de vidas e danos ao meio ambiente, prejudicaram muito o ritmo de produção da Vale e sua imagem institucional.

Nossa recomendação para as ações da Vale é de Compra com Preço Justo de R$ 132,00 (potencial de alta em 18%). Em 2021, VALE3 subiu 34,1% e o Ibovespa teve uma valorização de 3,0%. A cotação desta ação no último pregão (R$ 112,25) estava 6,8% abaixo da máxima alcançada nos últimos doze meses e 150,5% acima da mínima deste período.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.