A Grendene anunciou por meio de comunicado enviado ao mercado, que junto a gestora de recursos 3G Radar, foi proposta a criação de uma empresa para distribuir os produtos da fabricante de calçados no exterior. A nova empresa será uma joint venture, sendo controlada e gerida pela 3G Radar, que possuirá 50,1% do capital social. Já a Grendene deterá 49,9%. Ambas as empresas farão investimento inicial da cifra de US$ 100 milhões, proporcionalmente as suas respectivas participações.
A joint venture deverá regular, dentre outras coisas, a exclusividade da distribuição de produtos Grendene em determinados mercados no exterior; com a previsão de metas de distribuição e as condições comerciais dos produtos a serem distribuídos.
Impacto: Positivo. Enxergamos a notícia com bons olhos, pois deve otimizar a operação da Grendene no exterior, diminuindo a dependência do mercado interno, por meio de diversificação geográfica. Além disso, a 3G Radar é uma gestora bastante renomada com bom track record, dando ainda mais credibilidade a joint venture.