A empresa informou que desde o dia 29 de maio (última sexta-feira), realizou uma paralisação temporária do Alto-Forno 2; que tem uma capacidade nominal para produzir 1,5 milhão toneladas ao ano.

A CSN também informou que realizou esta parada para adequar sua produção à demanda atual, impactada pelos desdobramentos do combate à Covid-19.

A tomada desta decisão já era esperada e ocorre bem depois de as concorrentes da CSN realizarem medidas similares. Na teleconferência dos resultados do 1T20, realizada no dia 17/maio, a empresa anunciou que estava avaliando fechar temporariamente este equipamento. A reforma recente do Alto-Forno 3, permitiu um expressivo aumento da produção e rentabilidade nesta unidade, que pode compensar o fechamento de outro forno.

No 1T20, as vendas de aço da CSN ficaram 3,0% abaixo do 1T19, com elevação das exportações (0,3%) e declínio dos volumes vendidos no mercado interno (4,4%).

Nos últimos doze meses, as ações da CSN caíram 36,9%, bem mais que o Ibovespa, cuja queda foi de 9,5%. A cotação de CSNA3 no último pregão (R$ 10,32) estava 35,2% abaixo da máxima alcançada em 2020 e 88,5% acima da mínima.

GUIDE INVESTIMENTOS: SID NACIONAL (CSNA3) paralisa Alto-Forno 2

A CSN informou ao mercado que foi programada a paralisação temporária do Alto-Forno 2; em decorrência dos desdobramentos do coronavírus e os impactos em seus negócios.

A capacidade nominal do forno é de 1,5 milhão de toneladas anuais.

A paralisação temporária visa adequar a produção de aço à demandade mercado.

Impacto: Marginalmente positivo. Por mais que o motivo que faça a CSN paralisar o Alto-Forno 2 seja o descasamento entre a produção e a demanda (reduzida pelo coronavírus), o movimento já era esperado pelo mercado, tendo em vista que a Gerdau, Usiminas e ArcelorMittal seguiram o mesmo movimento nos últimos dois meses. Paralisando o Alto-Forno 2, a CSN poderá reduzir seu custo de produção (que é maior que do Alto-Forno 3), amenizando o impacto das entregas mais fracas, da menor diluição de custo fixo e dos custos incorporados de desligamento.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.