A empresa divulgou seus dados operacionais até o dia 4 de junho (última quinta-feira), que mostraram uma boa melhoria no tráfego das concessões rodoviárias e no segmento de mobilidade.
Sempre destacamos como positiva a iniciativa da CCR em divulgar seus dados operacionais atualizados, mesmo que os números não sejam bons.
Os dados de tráfego consolidado da CCR (sem a ViaSul) entre os dias 29 de maio e 4 de junho, comparados ao mesmo período de 2019, tiveram uma redução de 9,5%. Este número foi bem melhor que na semana anterior, quando houve uma queda de 21,5%.
Neste contexto de crise, é importante notar os números positivos do tráfego de veículos comerciais na AutoBan (6,2%), ViaOeste (1,2%), RodoNorte (22,0%) e MSVia (7,9%).
No acumulado de 2020 até o dia 4 de junho, a movimentação nas rodovias administradas pela CCR (incluindo ViaSul) caiu 18,6% em veículos de passeio, mas aumentou 4,9% em comerciais, levando a uma redução de 6,3% no tráfego total.
Os resultados da CCR no 1T20, mostraram que o tráfego total em suas rodovias apresentou alta de 4,2%, comparado ao 1T19. Este número positivo foi conseguido pela adição da ViaSul, dado que na maioria das outras concessões houve redução do tráfego, com o início dos efeitos da quarentena.
O levantamento parcial da quarentena em São Paulo, já melhorou os números de mobilidade. Neste segmento, a queda na semana de 29 de maio e 4 de junho alcançou 72,5%, enquanto no período anterior foi de 76,4%.
Na CCR Aeroportos os números foram idênticos ao período anterior, com queda no ano de 95,8%.
Nos últimos doze meses, as ações da CCR subiram 17,6%, enquanto o Ibovespa teve uma desvalorização de 1,4% no período. A última cotação de CCRO3 (R$ 14,60) estava 25,6% abaixo da máxima alcançada em 2020, mas 65,0% acima da mínima.
GUIDE INVESTIMENTOS: CCR SA (CCRO3) divulga evolução do tráfego em suas concessões
A CCR divulgou a evolução do tráfego em suas concessões entre os dias 29 de maio e 4 de junho.
No período, o volume apresentou queda de 9,5% vs. o mesmo observado em 2019; a queda foi puxada por uma diminuição de 31,1% nos veículos de passeio, enquanto que os veículos comerciais apresentaram aumento de 8,6%.
Sem a ViaSul, a queda do consolidado vai para 14,2%, com -35,0% de veículos de passeio e +3,0% de veículos comerciais.
As maiores quedas de movimento foram atribuídas à ViaOeste e à NovaDutra, com -20,6% e 20,4%, respectivamente.
Desde o início do ano, a queda foi de 6,3%, comparado ao movimento no mesmo intervalo em 2019, com queda de 18,6% dos veículos de passeio e aumento de 4,9% dos comerciais.
Sem a ViaSul, a queda consolidada fica em -11,3%, com -23,7% de veículos de passeio e -0,2% de comerciais.
No período analisado, o segmento de Mobilidade apresentou queda de 72,5%, enquanto que a de Aeroportos foi de 95,8%.
Impacto: Positivo. Os volumes continuam apresentando quedas, no entanto bastante inferiores às observadas no início da pandemia. Além disso, as quedas da última semana também foram menores em comparação com o período de 22 a 28 de maio.
Mais: A Latache Capital está negociando com a CCR a venda de 50% da participação da Rodovias Tietê, após menos de um mês da aquisição indireta pela CCR. A concessionária está atualmente em recuperação judicial e explora os pedágios em 415 quilômetros de estradas Campinas e Bauru (SP). Sua dívida atual é avaliada em R$ 1,6 bilhão, valor em debêntures nas mãos de cerca de 16 mil credores, a maioria deles composta de pessoas físicas.