Pensando em toda a minha jornada empreendedora na Plural até aqui, eu logo pensei: puxa vida quantos sentimentos estão misturados aqui, quanto medo eu já tive e aprendi a superar, quantas noites eu também fui dormir exausta de tanto trabalho (mas era algo que eu tanto sonhava), quantos feedbacks lindos eu e a Gi (minha sócia) já recebemos e quantas lições juntas nós já aprendemos…

Quando você começa a empreender, de uma forma muito rápida, você não é mais só o especialista em algo, mas você precisa ser generalista para dar conta de planejar, executar, vender, emitir nota, ser terapeuta dos seus clientes e principalmente aprender a ser mestre em lidar com todos os seus medos e ansiedades.

E, muito além de ter minha autonomia de horários, férias, trabalho remoto e atender quantos clientes eu puder e quiser, também tem muita, mas muita responsabilidade envolvida. Tem muita expectativa por trás de cada projeto que você ajuda a construir, e em cada cliente que precisa que seu trabalho seja perfeito para justificar o investimento.

Eu sempre falo que empreender é ser CEO da própria empresa e ser a melhor estagiária da mesma. E é preciso abafar muito o ego que mora em mim, para servir ao outro com o que eu tenho de melhor. E eu nunca vou romantizar o empreendedorismo que diversas vezes é exaustivo. Mas é sobre viver do meu propósito e criar todos os dias a empresa dos seus sonhos.

Ter um negócio exige muita resiliência, energia, capacidade de gestão de tempo e relacionamento. Mas na real é a coisa que mais me move a acordar e levantar da cama todos os dias para realizar meus sonhos nos últimos dois anos. E eu sou muito grata por cada cliente que confia na Plural e naquilo que entregamos de melhor em prol dos nossos clientes.

Através do empreendedorismo eu realizei muitos sonhos meus, da minha família, e dos meus clientes que se tornaram amigos. E empreender me ensinou tanto, tanto que nenhuma graduação, pós, ou um mba poderia ter me ensinado. E apesar de estar ansiosa para “sextar”, carrego comigo um coração tranquilo de que a minha missão está sendo cumprida. E que apesar de todas as dores e delícias de empreender eu não mudaria nada. Inclusive faria tudo de novo!

Até porque eu sou sortuda pra caramba, graças ao meu trabalho duro!

Miriã Antunes 

RP&PalestranteHead @weare.pluralFounder @minasdepropositoFounder @vempatia_

Duxer 2020 @geracaoduxer

RP @falamaisrp Emb.@grupomulheresdobrasilpoa

*Reconhecimento Nacional como 1 das 11 Mulheres mais Inspiradoras da Comunicação do Brasil/2019

*Curadoria de conteúdo e palestrantes do Palco Minas de Propósito no Gramado Summit 2020

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte