A Embraer estaria em negociações para uma possível fusão da Eve Urban Air Mobility, sua unidade de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, com a Zanite Acquisition. A fusão teria o valor estimado em US$ 2 bilhões.

A empresa de aquisição de propósito específico, ou SPAC na sigla em inglês, busca levantar novo capital para financiar a transação; disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas. Ela tem sede em Cleveland, Ohio, e captou US$ 230 milhões em uma oferta pública inicial em novembro.

A Eve Urban Air Mobility, liderada por André Stein, fabrica veículos elétricos de pouso e decolagem vertical; ou eVTOLs na sigla em inglês, os chamados táxis voadores. Liderada pelo CEO André Stein, esta semana a empresa fechou uma parceria.

Impacto: Positivo. A Embraer vem investindo em novas vertentes de tecnologia, e com a possível fusão, a Eve, da fabricante de aviões, com a Zanite, a empresa irá conseguir gerar maior valor, além de estar entrando em um novo mercado muito específico. A Eve ainda fechou parceria nesta semana, com a Helisul Aviation, operadora brasileira de helicópteros; que envolve um pedido de até 50 eVTOLs com entregas previstas a partir de 2026.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.