A Embraer (empresa fabricante de aeronaves) recebeu uma nova encomenda para o seu eVTOL (carro elétrico voador com decolagem vertical). A princípio, é esperado que os ‘carros voadores’ sejam entregues até 2026. Eles serão usados para mobilidade urbana.
O negócio foi fechado pela Helisul, uma das maiores operadoras de helicópteros do país. Em suma, foram encomendados mais de 50 carros pela empresa.
O projeto
A Eve Urban Air Mobility, responsável pelos projetos de eVTOL da Embraer e a Helisul Aviation, afirma que pretende colocar esses ‘carros voadores’ em operação juntamente com o serviço de táxi aéreo.
Portanto, a Helisul e a Eve planejam iniciar trabalhando numa prova de conceito (POC, em inglês). Dessa forma, a ação tem como objetivo desenvolver um ambiente seguro para a expansão das operações do eVTOL. Logo, o foco é criar acessibilidade para os futuros passageiros, o que inclui, construir “vertiportos” para embarque do eVTOL.
“Esta parceria com a Eve é motivo de muita satisfação para a Helisul. A Eve consegue antecipar as necessidades do mercado e a Helisul pretende seguir os seus passos lado a lado. Com as cidades cada vez maiores e o trânsito mais e mais congestionado, nossa parceria para construir soluções e práticas inteligentes para a mobilidade aérea vai melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades, reduzindo a poluição e o tempo de deslocamento das pessoas, com uma opção de transporte porta a porta”, afirma Luis Carlos Munhoz da Rocha, Diretor Comercial da Helisul Aviation.
A Embraer
A Embraer é a maior fabricante de jatos comerciais, assim como também é a principal exportadora de bens de alto valor do Brasil. Fundada em 1969, já vendeu mais de 8 mil aeronaves. Dessa forma, as aeronaves fabricadas pela empresa transportam anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, em diversos locais das Américas, África, Ásia e Europa. No entanto, sua sede fica na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo.