A Embraer (EMBR3) assinou nesta sexta-feira (27), um contrato com um cliente não revelado para a venda de duas aeronaves multimissão C-390 Millennium, modelo que tem se destacado como referência no transporte militar moderno.
O acordo inclui não apenas as aeronaves, mas também um pacote completo de treinamento, suporte e fornecimento de peças de reposição, para garantir a máxima eficiência das operações.
Essas aeronaves serão configuradas sob medida para atender a uma série de missões complexas, como transporte tático de tropas e veículos, assistência humanitária, gestão de desastres e evacuação aeromédica.
Segundo a Embraer, o novo cliente se torna o décimo país a integrar a lista de nações que adotaram o C-390 Millennium, que já conta com Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia e Eslováquia.
“Estamos honrados com a escolha deste novo cliente pelo C-390 Millennium. Essa aeronave está redefinindo os conceitos de aviação de transporte militar com uma combinação imbatível de tecnologia de ponta, confiabilidade e baixos custos operacionais, aliados a um desempenho excepcional”, afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O C-390 da Embraer
O C-390 Millennium tem se mostrado um sucesso notável desde sua entrada em operação, em 2019, na Força Aérea Brasileira, e mais recentemente nas forças aéreas de outros países.
O modelo acumula mais de 15.500 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%, evidenciando sua extraordinária produtividade.
Projetada para realizar uma ampla gama de missões, a aeronave pode transportar até 26 toneladas de carga útil, sendo mais rápida e com maior alcance do que outras aeronaves militares de porte médio.
Além disso, o C-390 Millennium é capaz de operar em pistas não pavimentadas e em condições adversas, como solo batido e cascalho, o que amplia sua versatilidade.
Outra de suas capacidades comprovadas é a de reabastecimento aéreo, tanto como reabastecedor quanto receptor, utilizando pods instalados sob suas asas.