A recente pesquisa realizada pela Grant Thornton revelou uma diminuição significativa na preocupação de empresas brasileiras em relação aos custos de energia, encerrando 2024 com apenas 36% dos empresários preocupados, comparado a 41% no trimestre anterior. Essa mudança é atribuída à implementação da abertura do mercado livre de energia, incentivada pela portaria MME 50/2022, que permite que empresas migrem para fornecedores mais econômicos e escolham suas fontes de energia.
Consequências da Abertura do Mercado
De acordo com Élica Martins, líder de Energia e Recursos Naturais da Grant Thornton Brasil, a migração para o mercado livre tem sido benéfica para indústrias de médio porte, reduzindo seus custos operacionais. “Esse formato deve permanecer em alta ainda em 2025”, afirma a especialista. A abertura do mercado, efetivada em janeiro de 2024, resultou em um aumento de 55% no número de consumidores que optaram pelo ambiente livre, que já representou 39% do consumo total de energia elétrica no país no ano passado.
Impactos no Setor Elétrico e na Eletrobras
Esses movimentos podem afetar empresas do setor elétrico, como a Eletrobras (ELET3). A antecipação de energia mais barata pode pressionar os preços das ações da companhia, especialmente se for percebido um aumento considerável na competitividade do mercado. A redução de margens com a renovação de concessões poderia influenciar negativamente a lucratividade da empresa, além de criar um ambiente desafiador para os dividendos que a Eletrobras tradicionalmente distribui aos acionistas.
Visão Geral do Cenário
Enquanto a economia brasileira mostra um caminho favorável com a expansão do mercado livre, será vital para os investidores monitorar como essas mudanças afetarão a Eletrobras e outras tradicionais empresas elétricas. Com a possibilidade de os custos de eletricidade estabilizarem-se ou até mesmo diminuírem, as expectativas de dividendos e a valorização das ações também precisarão ser reavaliadas. A eficiência e as adaptações das empresas neste novo cenário serão cruciais para determinar seu sucesso a longo prazo.
Para mais detalhes sobre o desempenho da Eletrobras e as tendências do setor elétrico, acesse a fonte original da pesquisa da Grant Thornton.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.