Com a recente redução de 50 pontos-base nos juros pelo Federal Reserve (Fed), os mercados começaram a respirar mais aliviados. No entanto, o ciclo de afrouxamento monetário nos EUA ainda reserva surpresas, e alguns momentos críticos até as eleições dos EUA podem balançar as bolsas de valores.

Conforme o Bank of America (BofA), três eventos principais devem estar no radar dos investidores. Veja abaixo:

3 datas mais importantes antes do dias das eleições dos EUA

O primeiro deles é a divulgação dos dados de folha de pagamento não agrícola, agendada para os dias 4 de outubro e 1º de novembro. Conforme o BofA, esses indicadores têm potencial para movimentar o mercado dependendo dos números apresentados. “Resultados acima do esperado podem impulsionar as ações nos próximos meses”, destaca o relatório do banco.

Outro evento importante acontece no dia 10 de outubro, com a divulgação do índice de inflação ao consumidor (CPI) referente a setembro. Esse indicador, antes considerado o principal guia para as decisões do Fed, agora tem menor impacto comparado aos dados de emprego, uma vez que o ciclo de corte de juros já está em andamento. Mesmo assim, é uma data que os investidores devem observar com atenção.

Além disso, a temporada de balanços das gigantes de tecnologia (big techs) entre 21 e 25 de outubro trará outra camada de volatilidade. Os resultados dessas empresas vão indicar o progresso dos investimentos em inteligência artificial e os retornos que essas apostas estão gerando.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

As eleições presidenciais, no dia 6 de novembro, deve apresentar um impacto significativo nas bolsas. Conforme o BofA, com potencial de movimentar o S&P 500 em até 2,5%, dependendo da reação do mercado ao novo cenário político.

Sugestões de investimento internacional

Fique de olho nos dados econômicos, mas não deixe que isso altere a sua estratégia de investimento. As surpresas podem ser a faísca que os mercados precisam se movimentar fortemente. Por isso, cuide da sua reserva financeira e vá investindo aos poucos, dentro das janelas de oportunidades.

Atenção especial para os balanços trimestrais. Diferente do Brasil, os resultados das empresas nos EUA servem de termômetro sobre a situação econômica do país e suas possibilidades para o futuro. Dessa forma, se traduz em um período interessante para avaliar a carteira e ajustar os investimentos.

Para tomar decisões de forma mais prática e com boas fontes, acesse as análises no Clube Acionista. Na plataforma você terá a chance de conferir diversas análises detalhadas e relatórios de fontes externas confiáveis.

Aproveite para conferir e acompanhar o consenso dos especialistas e otimizar seus investimentos. Acesse agora as análises e veja quais são as recomendações para este momento.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte