Elas estão dominando o mundo! Ops, nós estamos. Todos os setores, todas as áreas de conhecimento e, também, no agronegócio. Pesquisas recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares com produção de agronegócio – o que representa aproximadamente 8,5% da área ocupada por sítios e fazendas no país.

Segundo o Censo Agropecuário do IBGE, lançado em 2017, foi identificado que 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país, e 57% desse número estão concentradas na região Nordeste.

Além disso, conforme levantamento da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), 71% das mulheres ligadas ao agro precisam lidar com diversas tarefas e responsabilidades. Isso porque elas são incumbidas de obrigações relacionadas à propriedade e administração do negócio, bem como questões da vida pessoal e do lar, além da maternidade (aquela coisa de mulher guerreira, mas que na realidade é mulher sobrecarregada, não romantizemos!).

Incentivo – O desenvolvimento de ações para incentivar a presença de mulheres no campo é uma ferramenta estratégica para os negócios. As mulheres têm ocupado um espaço cada vez maior nas mais diferentes formas de atuação : seja na gestão das propriedades, no dia a dia da fazenda ou como lideranças que estão promovendo importantes transformações. Por isso, a organização de uma das maiores feiras de tecnologia para o agro da América Latina, Agrishow, que acontece nesta semana em Ribeirão Preto, criou o espaço Agrishow Pra Elas. Um espaço no evento que está apresentando uma série de bate-papos super agradáveis entre mulheres incríveis que atuam no agro, visando valorizar e estimular a atuação feminina no setor.

Na Agrishow 2023, a atração será também um espaço para palestras e entrevistas com grandes mulheres do agronegócio nacional. Andressa Biata (pecuarista e embaixadora digital da Agrishow) é a anfitriã deste espaço e estará presente na atração durante a feira, vídeo abaixo.

Saiba mais

Agrishow Pra Elas – Ponto de encontro das mulheres na feira, tem a proposta de valorizar a presença feminina e mostrar a relevância das produtoras rurais para o desenvolvimento da atividade no país. Com um espaço ainda maior, conta com uma área de palestras e entrevistas com lideranças femininas nas mais diversas frentes do agro nacional. Também haverá conteúdos e entrevistas exclusivas para as redes sociais da feira sendo transmitidos do espaço.

Programação

3/5 – 13h: Bem-estar Animal
Palestrante: Lu Romancini, CEO da Romancini

3/5 – 14h30: Lançamento do Prêmio Mulheres no Agro
ABAG e Bayer

4/5 – 10h30: Gestão de pessoas: humanizando o dia a dia no campo
Palestrante: Izabela Inforzato, produtora rural

5/5 – 11h30: Emoção e desafios das mulheres no agro
Palestrante: Adriane Steinmetz, idealizadora da Rede UMA (União das Mulheres do Agro)

Ingressos aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte