Conforme se observa os dados agrícolas, a previsão para a safra de soja no ciclo 2023/2024 sofreu uma redução significativa de 9,5%, em consequência do fenômeno climático El Niño. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a colheita nacional de grãos e fibras atingirá 295,6 milhões de toneladas. Assim, representando uma diminuição de 7,6% em relação ao ciclo anterior.

Dessa forma, analistas e gestores que cobrem o mercado agrícola buscam pistas sobre o impacto nas empresas diante do ciclo da safra de grãos no Brasil e a queda na expectativa de colheita de soja. Os efeitos do El Niño foram evidenciados com dois grandes destaques:

Primeiramente, pela escassez de chuvas e também com o registro de temperaturas acima da média em regiões cruciais para a produção agrícola.

Efeito El Niño e as tendências para as empresas do setor agrícola

As condições climáticas adversas comprometem o desenvolvimento das lavouras, afetando diretamente a produtividade e, consequentemente, as expectativas de colheita para a atual temporada. Assim, afetando diretamente as empresas do setor, como o de alimentos e o de commodities agrícolas. Por outro lado, o efeito da escassez pode gerar impactos opostos nos preços dos produtos e áreas de logística e distribuição.

Para mitigar os riscos associados à volatilidade do mercado agrícola o Clube Acionista se torna solução para diversificar a carteira com outros ativos não correlacionado às commoditeis agrícolas. Como por exemplo, títulos do tesouro, ações de empresas resilientes a condições climáticas adversas e fundos de investimento em setores mais estáveis.

Faça o cadastro gratuito e conheça agora o Clube Acionista. Na plataforma você vai encontrar recomendações para turbinar os seus investimentos.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte