O fenômeno climático El Niño, conhecido por aquecer as águas na porção tropical do Pacífico, deve atingir seu pico em dezembro, conforme a meteorologista Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp.
Ana Ávila explica que as águas alcançarão uma temperatura cerca de 2,5 °C acima do esperado, prevendo a continuidade do El Niño até junho do próximo ano. Este fenômeno costuma causar aumento das chuvas no Sul do Brasil, clima mais seco no Norte e Nordeste, e calor acima do normal no Sudeste, Centro-Oeste e oeste da Amazônia.
ONDE INVESTIR E FAZER SEU DINHEIRO RENDER DE VERDADE? Descubra com o Simulador de Investimentos. Faça o teste clicando aqui.
Impactos do El Niño no Agronegócio: Desafios e Previsões
Desirée Brandt, meteorologista na Nottus, identifica cinco desafios para o setor do agronegócio:
- Irregularidades nas chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste.
- Corte precoce nas chuvas no Verão, impactando a safrinha.
- Chuvas abaixo da média no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
- Aumento do risco de tempestades com ventania e granizo no Sul do Brasil.
- Maior possibilidade para o surgimento de pragas e doenças nas lavouras.
Conforme a economista do Itaú BBA, Luciana Rabelo, destaca que o El Niño pode impactar a inflação nos alimentos, principalmente hortifrútis. A previsão é uma desaceleração para 0,6% em 2023, influenciada pela queda de preços de commodities agrícolas e pela valorização do real.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
O BBA prevê impacto mais negativo para o milho e efeitos mistos para a soja. Em metade dos eventos registrados, houve uma queda na produção do milho, enquanto para a soja, os dados são menos conclusivos.
Portanto, neste curtíssimo prazo empresas brasileiras na Bolsa de Valores podem sentir os efeitos do El Niño, especialmente aquelas ligadas ao setor agrícola e alimentício. Neste cenário desafiador, é fundamental uma abordagem cautelosa ao selecionar investimentos. Dessa forma, confira no Clube Acionista as empresas mais recomendadas do setor alinhadas ao consenso de mercado e oportunidades estratégicas.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui. E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!