O fenômeno climático El Niño, conhecido por aquecer as águas na porção tropical do Pacífico, deve atingir seu pico em dezembro, conforme a meteorologista Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp.

Ana Ávila explica que as águas alcançarão uma temperatura cerca de 2,5 °C acima do esperado, prevendo a continuidade do El Niño até junho do próximo ano. Este fenômeno costuma causar aumento das chuvas no Sul do Brasil, clima mais seco no Norte e Nordeste, e calor acima do normal no Sudeste, Centro-Oeste e oeste da Amazônia.

ONDE INVESTIR E FAZER SEU DINHEIRO RENDER DE VERDADE? Descubra com o Simulador de Investimentos. Faça o teste clicando aqui.

Impactos do El Niño no Agronegócio: Desafios e Previsões

Desirée Brandt, meteorologista na Nottus, identifica cinco desafios para o setor do agronegócio:

  1. Irregularidades nas chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste.
  2. Corte precoce nas chuvas no Verão, impactando a safrinha.
  3. Chuvas abaixo da média no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
  4. Aumento do risco de tempestades com ventania e granizo no Sul do Brasil.
  5. Maior possibilidade para o surgimento de pragas e doenças nas lavouras.

Conforme a economista do Itaú BBA, Luciana Rabelo, destaca que o El Niño pode impactar a inflação nos alimentos, principalmente hortifrútis. A previsão é uma desaceleração para 0,6% em 2023, influenciada pela queda de preços de commodities agrícolas e pela valorização do real.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

O BBA prevê impacto mais negativo para o milho e efeitos mistos para a soja. Em metade dos eventos registrados, houve uma queda na produção do milho, enquanto para a soja, os dados são menos conclusivos.

Portanto, neste curtíssimo prazo empresas brasileiras na Bolsa de Valores podem sentir os efeitos do El Niño, especialmente aquelas ligadas ao setor agrícola e alimentício. Neste cenário desafiador, é fundamental uma abordagem cautelosa ao selecionar investimentos. Dessa forma, confira no Clube Acionista as empresas mais recomendadas do setor alinhadas ao consenso de mercado e oportunidades estratégicas.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.