O efeito crowding-out (ou efeito de deslocamento) ocorre quando há uma redução, na economia, dos fatores de consumo que são sensíveis às taxas de juros, de modo que, como efeito, o Estado eleva sua despesa.
Fato que é percebido quando o governo aumenta os gastos públicos com o objetivo de expandir ou “salvar” a economia; porém, o efeito é anulado devido ao aumento das taxas de juros e a consequente redução dos investimentos privados. Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Efeito crowding-out
A ideia é que o deficit do governo não afeta a demanda agregada na economia se considerarmos os efeitos não só imediatos dessa atitude, mas também gerações seguintes. Os contribuintes sabem que esse deficit terá de ser reembolsado mais tarde; logo, os indivíduos aumentariam suas poupanças em antecipação às contas fiscais mais pesadas.
Por isso, é importante que o governo mantenha uma política fiscal discricionária quanto às decisões de gastos e tributação a fim de estabilizar a economia.
Por exemplo, uma política fiscal discricionária será concebida de modo a ser expansionista quando a economia estiver operando abaixo do pleno emprego, a fim de estabilizar a demanda agregada. As decisões discricionárias de política fiscal são tomadas por um processo político em que deve ser considerado o tempo de ação e a desaceleração do impacto.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.