Educação sempre foi um segmento desafiador no Brasil, entretanto, este nunca foi um impeditivo para buscar bons retornos e crescimento. Portanto, confira a empresa que está no da radar de preferências do Itaú BBA com a expectativa de um desempenho acima da média do mercado.
A preferência do setor de Educação
Ânima (ANIM3)
A Ânima Educação é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do País, tanto em termos de receita como em número de estudantes matriculados. Em agosto de 2019, a Ânima contava com cerca de 115 mil estudantes matriculados em cursos presenciais, em campi localizados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe.
Com um posicionamento diferenciado quando comparada a outras empresas do setor, inclusive às companhias educacionais de capital aberto. Isso porque ela consegue conciliar escala com oferta de ensino de alta qualidade, comprovado por meio de indicadores do MEC.
Em relatório, consta que com quase duas décadas de experiência no setor de ensino superior brasileiro, a Ânima reúne doze Centros Universitários: (i) dois em Belo Horizonte/MG (Una e UniBH); (ii) um em Bom Despacho/MG (Una); (iii) um em Betim/MG (Una); (iv) um em Uberlândia/MG (Una); (v) dois em Curitiba/PR (Unisociesc e Unicuritiba); (vi) um em Joinville/SC (Unisociesc); (vii) um em Blumenau/SC (Unisociesc); (viii) um em Santos/SP (São Judas – Campus Unimonte); (ix) um em Paripiranga/BA (Ages); e (x) um em Guanambi (Unifg).
“Apesar do ambiente desafiador para as empresas de Ensino Superior devido aos impactos persistentes da pandemia COVID-19, o modelo de negócios diferenciado da Anima e os fortes resultados acadêmicos apresentam uma vantagem competitiva em relação aos seus pares” afirmam os analistas.
A recente aquisição dos ativos da Laureate reforça o compromisso da empresa com a educação de alta qualidade e expande a exposição da empresa ao segmento de cursos de Medicina, uma vertical que é altamente escalável, reforçam os analistas no material.
Por fim, conforme consta no relatório, o novo modelo acadêmico (E2A) desenvolvido pela empresa deve proporcionar ganhos adicionais de eficiência e ampliar as margens nos próximos períodos.
A recomendação para a empresa, segundo Itaú BBA, é de classificação Outperform e preço justo de R$19,00 por ação.
Como o preço justo é encontrado?
Basicamente, o preço justo estipulado pelos analistas da casa envolve o potencial de apreciação ou desvalorização de uma ação tendo em vista os fundamentos da empresa e as perspectivas do mercado. A partir disso, determina-se uma
metodologia de avaliação baseada na projeção do fluxo de caixa de longo prazo da empresa, descontado a valor presente. Isso quer dizer que o analista projeta, inicialmente, o fluxo de caixa (receitas, despesas, entre outros pontos) da empresa para os próximos anos, com base no quadro macroeconômico, informações sobre investimentos da empresa, previsões de crescimento do setor em que a empresa atua, entre outras variáveis.
Depois, o fluxo de caixa projetado para cada ano é trazido a valor presente. Para isso, utiliza-se a taxa de desconto de acordo com o risco Brasil e a taxa de juros no Brasil e nos Estados Unidos, entre outros fatores.
Já as classificações, o Itaú BBA utiliza os termos (Outperform, Market Perform e Underperform) que correspondem aproximadamente a Compra, Manutenção e venda, respectivamente. Tais “notas” refletem a avaliação do analista sobre o possível desempenho da cotação no médio prazo comparado com a média do mercado.
Estas que geralmente são alteradas ou revisadas em cada novo evento ou nova informação capaz de alterar os fundamentos previamente estabelecidos.
No Clube Acionista você encontra a recomendação e preço alvo de diversas casas em um só lugar, conheça por aqui.
Significado das Classificações:
Outperform: A expectativa do analista para a ação é de um desempenho acima da média do mercado.
Market Perform: A expectativa do analista para a ação é de um desempenho em linha com a média do mercado.
Underperform: A expectativa do analista para a ação é de um desempenho abaixo da média do mercado.
Quer conhecer quais são as empresas mais recomendadas para investir? Veja por aqui.