O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prometeu investir 1% do Tesouro Carioca em Criptomoedas, nesta quinta-feira (13), ao participar da Rio Innovation Week. Além disso, ele prometeu abrir a possibilidade para os cariocas pagarem o IPTU em Bitcoin, ainda com desconto de 10% se o pagamento for feito nessa modalidade.

Outra medida que Eduardo Paes deverá tomar é criar um grupo para desenvolver a cidade do Rio de Janeiro como um “hub de criptomoedas”, com o secretário Chicão Bulhões afirmando que quer levar empresas desse universo para “além da Zona Sul”.

Para os que não são entusiastas em cripto parece populismo, mas não é. O mercado financeiro migrou fortemente para São Paulo nas últimas décadas, e esse movimento é interessante para que o Rio de Janeiro assuma o protagonismo em criptoativos, tidos como o futuro do mercado financeiro. Com planejamento na área, o Rio de janeiro pode estar anos a frente de qualquer outra iniciativa no Brasil.

Há, possivelmente, um impeditivo legal para que o Rio de Janeiro aceite bitcoins como moeda no pagamento do IPTU, mas isso no mínimo pode trazer uma discussão sobre a regulação do poder público com a moeda, que traz benefícios diretos para o ambiente de cripto no Brasil. A ver como isso se desenvolve nos próximos anos.

Criptomoedas são os ativos da moeda no momento, mas investir cegamente neles é loucura. Você pode se cadastrar em nossos grupos de WhatsApp para receber diversas notícias, análises e conteúdos que vão te ajudar a entender melhor o andamento da bolsa e de outros investimentos. Para você se cadastrar, basta clicar neste link aqui.

Felipe Moreno

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.