A economia do setor privado brasileiro continuou melhorando em outubro. Sustentada pelos ganhos mais acentuados de novos trabalhos em sete meses, segundo dados da Markit Economics. A atividade de negócios e o nível de empregos aumentaram ainda mais. Ao mesmo tempo em que o grau de otimismo se fortaleceu em comparação com setembro.

PMI Composto do Brasil recua em outubro

O Índice Consolidado de dados de Produção registrou 51,8 em outubro, indicando um quarto crescimento consecutivo no volume de produção do setor privado. Contudo, ao cair de 52,5 em setembro, o valor mais recente foi consistente com uma taxa de expansão modesta e mais branda. Foi observado um crescimento tanto na economia industrial quanto na de serviços, com esta última na liderança.

‘Embora tenha havido apenas uma tênue melhoria na atividade do setor de serviços em outubro; as tendências para a quantidade de novos pedidos e para o nível de empregos foram as notícias mais otimistas do conjunto de dados mais recente do PMI. As empresas indicaram o melhor ganho de vendas desde março. Portanto levou à recuperação mais forte nos níveis de empregos em mais de cinquenta e seis meses. As empresas também receberam com prazer a aprovação da reforma previdenciária. Sendo assim, combinada às expectativas de uma reforma tributária, levou a uma revisão para cima das projeções de crescimento’; disse Pollyanna De Lima, economista principal da IHS Markit.

A entrada agregada de novos negócios cresceu pelo ritmo mais rápido desde março. A aceleração refletiu um crescimento mais rápido no setor de serviços, com os pedidos de fábrica aumentando da maneira menos significativa em três meses.

Ao mesmo tempo em que os prestadores de serviços contrataram funcionários adicionais pela taxa mais rápida em quatro anos e meio; o nível de empregos no setor industrial ficou basicamente estagnado. No setor privado como um todo, a criação de empregos se intensificou atingindo um recorde de alta de cinquenta e seis meses.

As tendências para o sentimento em relação aos negócios foram variadas. Portanto, com o grau de otimismo diminuindo ligeiramente junto aos produtores de mercadorias e se fortalecendo nos prestadores de serviços.

Por fim, as taxas inflação de custo dos insumos e de preços cobrados no setor privado se aceleraram; atingindo um recorde de alta de cinco e sete meses respectivamente.

(MR – Agência Enfoque)

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis