Se você ainda não é o (a) próprio (a) deve conviver com um, ou vários, no dia a dia. Seja em família, no trabalho, na vizinhança, nas redes sociais ou onde quer que vá, tem um (a) idoso (a) na área. Em números redondos, 25% da população brasileira (cerca de 51 milhões de pessoas) já têm mais de 50 anos e, se avançarmos mais, um total 32 milhões contabilizam mais de 60. Muitas vezes seletivo, esse público é consumidor (com razoável poder aquisitivo) e nem sempre é atendido em suas necessidades de consumo. Pior que ser invisível, é ser “descartado” no mercado de trabalho e, por que não dizer, em setores sociais também.

Só para ilustrar, as extraordinárias Jennifer Aniston e J. Lo (Jennifer Lopes) têm 54 anos, Alessandra Negrini e Márcio Garcia já passam dos 50, Brad Pitt tem 59 e George Clooney completou 62. O genial Ney Matogrosso completou 82, em agosto último. No campo dos negócios e investimentos, cabe destacar Larry Fink com 70 e Luiz Barsi com 84. Isso basta como exemplo.

Se por um lado o público 50+ (certamente os 60+ ainda estão piores, embora alguns desses estejam no auge intelectual) ainda é discriminado e raramente entra no item diversidade das empresas – com esta indisfarçável falta de sensibilidade – seria muito bom que ao menos se atentasse para o business. Poucas são as companhias que exploram o potencial de consumo dos outrora chamados `velhinhos. No começo do século XX, idoso era quem tinha 40 anos. Com a expectativa de vida praticamente duplicada no Brasil (hoje estamos na média de 75 e até 2050 subirá para 81 anos), já somos o sexto país a ter população acima der 60 anos e dentro de uma década seremos o quinto, projeta a ONU. (No mundo havia 1,1 bilhão de idosos em 2022). Com a taxa de natalidade caindo desde a década de 1960 (segundo o IBGE) e a longevidade aumentando, no Brasil, não é possível que a “economia de prata” ainda ficará à margem do mercado de trabalho, vida social e consumo.    

Justiça seja feita. Não são todos que estão “dormindo no ponto”, diriam os mais vividos. A Natura, por exemplo, já tem produtos para este público mais maduro. Capitaneando o negócio de “cuidadores”, a rede Acuidar se expandiu e virou franquia (em 2020), hoje totalizando 126 unidades pelo país, e teve faturamento superior a R$ 36 milhões no primeiro semestre deste ano. Marcas de roupas como Criatiff, Stroke e Beluga também acompanham pari passu essa “economia prateada”, mas ainda cabem muitos fornecedores nesse mundo de ouro…

Segundo a Data 8, instituto de pesquisas especializado no mercado longevidade, o Brasil tem hoje um público dos 50+ que consome R$ 2 trilhões por ano “e está sendo ignorado por empresas de varejo e serviços”. Até quando?

RELATÓRIOS

Por entender como fundamental a harmonização das práticas brasileiras com as práticas internacionais de divulgação de informações de sustentabilidade, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou na última sexta-feira, 20, a Resolução 193 permitindo que, de forma voluntária, companhias abertas, fundos de investimento e securitizadoras elaborem e divulguem o relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade com base no padrão internacional (IFRS S1 e S2) emitido pelo International Sustainability Standards Board (ISSB).

Com isto, o Brasil é o primeiro país a adotar o padrão ISSB para Relatórios de Sustentabilidade. Em seu site, a autarquia destaca a fala do presidente, João Pedro Nascimento: “A edição da Resolução CVM 193 é um marco para a CVM e para o Brasil. Somos o primeiro regulador e país do mundo a adotar regras de reporte de sustentabilidade, seguindo os padrões do IFRS S1 e S2”.

E acrescenta: “Estamos começando com a divulgação voluntária de aspectos sustentáveis por emissores, com maior transparência, padronização e comparabilidade. A CVM vem implementando diversas ações envolvendo finanças sustentáveis, pois entende a importância do tema para o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil. O futuro é verde e digital e essa entrega para a sociedade demonstra o compromisso da CVM em contribuir para o atingimento dos ODS da Agenda 2030 da ONU”.

A norma entrará em vigor a partir de 1º de novembro próximo.

TESOURO

O Programa Tesouro Direto lançou, dia 19, o “Tesouro Direto Coletivo”, permitindo que familiares e amigos também possam investir em nome de crianças e adolescentes no “Tesouro Educa+”, título destinado à formação de renda complementar para custear estudos, e auxiliar no planejamento de ações educacionais desses beneficiários.

Com isto, pais e responsáveis podem criar, a partir de um objetivo definido, uma campanha colaborativa no site do Tesouro Direto. A campanha deve ter um nome e uma descrição, que ficarão visíveis para os apoiadores. Após essa etapa, será gerado um link a ser divulgado a amigos e familiares, que poderão escolher um valor de contribuição, a ser pago via Pix, e auxiliar a financiar coletivamente o futuro educacional da criança cadastrada.

Os pais poderão acompanhar na plataforma do Tesouro Direto Coletivo todo o andamento da campanha e conferir os apoios já recebidos e quanto falta para alcançar o objetivo estabelecido. O passo a passo para a criação da campanha de financiamento está disponível no Blog do Tesouro Direto (https://www.tesourodireto.com.br/blog/).

CULTURA

“Nessa nova fase de inovações do Tesouro Direto, estamos lançando com a B3 uma funcionalidade que permite a mobilização de toda a família e amigos no planejamento da educação de crianças e adolescentes por meio de uma forma segura, rápida e fácil. Pela primeira vez na história do programa os investidores poderão criar campanhas colaborativas que utilizarão o `Tesouro Educa+` para viabilizar a concretização do sonho do curso superior ou especializações que ampliam as oportunidades no futuro de cada criança”, enfatiza, o secretário do Tesouro Rogério Ceron.

“A cultura de investimentos no Brasil mudou junto com a nova geração. E é para esses jovens que a STN, B3 e os participantes do mercado estão olhando com carinho”, destaca o diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3, Felipe Paiva.

BIOENERGIA

O Grupo Novonor está saindo da Atvos, que anunciou alteração em sua estrutura acionária, a partir da aquisição, por parte do Mubadala Capital, de 10% das ações da holding Atvos Bioenergia S.A.

Considere-se que a Soneva Energias Renováveis permanece com 90% de participação na Atvos Bioenergia S.A. que, por sua vez, detém 68,5% da Atvos Participações, onde estão concentradas as operações dos biocombustíveis.

É conhecido pelo mercado o desejo da companhia expandir negócios, entrando nos mercados de etanol e de biometano,  assim como na produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês).

CAFÉ

Produtora de Cafés Especiais no Brasil, a Orfeu trabalha com um programa batizado de `Orfeu Recicla`, retirando cápsulas de café na casa de seus consumidores e garantindo o descarte correto.

Em nota, a empresa informa que “a linha de cápsulas da marca, compatíveis com a máquina Nespresso®, passa a ser de alumínio e vem acompanhada do programa”, cujo processo é bem simples: o cliente deverá guardar as cápsulas usadas até atingir 70 unidades e, a partir daí, acionar o serviço, via whats app, para agendar a coleta em domicílio.

A escolha pelo alumínio “deve-se ao fato da reciclagem deste tipo de material ser bem desenvolvida no Brasil e por preservar as notas sensoriais presentes nos Cafés Especiais”, assinala a Orfeu.

CLORO-SODA

A Unipar moderniza sua planta de cloro-soda em Cubatão (município encravado no pé da Serra do Mar, em São Paulo) com eletrolisadores da Thyssenkrupp nucera. A companhia, líder na produção de cloro, soda cáustica e PVC na América do Sul, substituirá os equipamentos atuais (baseados em tecnologias de mercúrio e diafragma) por eletrolisadores com a tecnologia considerada no mercado como altamente eficiente, a BM2.7 da Thyssenkrupp nucera (empresa que realizou IPO na Bolsa de Frankfurt em julho último).

Assim, a empresa química brasileira será protagonista da maior operação na América do Sul baseada em tecnologia de membrana – apontada como a mais moderna, sustentável e eficiente do mercado para produção de cloro e soda cáustica. Para esta modernização tecnológica, a Unipar investe mais de R$ 1 bilhão e a implementação do projeto deverá ser concluída até o final de 2025.

CLIMA

A consultoria meteorológica Climatempo alertou para o atraso da estação úmida na região Norte do Brasil, que enfrenta a segunda maior seca – desde a registrada em 2009-2010.

Informação é da agência epbr, apontando o fenômeno El Niño como responsável por este desajuste climático.  Situação deverá ser normalizada até o final de novembro, apontam as previsões.

Ainda na última semana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou estudo mostrando o quanto as mudanças climáticas já desequilibraram o ciclo hidrológico em todo o mundo. A seca do Rio Negro, no Amazonas, assim como as brutais tempestades na região Sul do país, está dentro desse desequilíbrio.

COMPROMISSO

O inverno mais quente em 60 anos no Brasil, registros de ciclones e tornados no Sul e a brutal seca no Amazonas são eventos cuja causa principal é a atividade humana. Para William Padilha, engenheiro civil e diretor técnico da WEHRLE do Brasil, associada da AHK Paraná (Câmara de Comércio Brasil-Alemanha), “não há como reverter de maneira imediata tais mudanças, mas ainda há possibilidade de um compromisso mundial para que sejam diminuídos esses efeitos, e permanece um desafio para os pesquisadores”.

Neste cenário, as indústrias têm papel fundamental no controle das mudanças climáticas, não só com o compromisso de gestão mais eficiente de recursos e processos, mas também com a responsabilidade de mitigar os efeitos de suas operações à sociedade, pautadas por uma governança forte, alinhada com os valores do negócio. “E, sim, há um risco direto para a indústria” – adverte.

TUNÔ

Uma bela manobra acrobática (tonneau, ou tunô em português) pode definir a situação da Embraer com a República Tcheca. O Ministério da Defesa e as Forças Armadas daquele país anunciaram o início das negociações para a potencial aquisição do Embraer C-390 Millennium como sua aeronave de transporte militar.

A decisão para a possível compra foi baseada em uma avaliação e análise de mercado preparada pelo Ministério da Defesa da República Tcheca, que identificou o C-390 como a solução mais adequada para atender aos requisitos do Exército do país.

A República Tcheca pretende adquirir duas aeronaves que ampliarão significativamente sua capacidade de transporte aéreo, permitindo que o Exército da República Tcheca realize operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo, evacuação médica, ajuda humanitária e combate a incêndios. Além disso, o C-390 Millennium tem menos manutenção quando comparado a outras aeronaves, resultando em maior disponibilidade e menores custos ao longo de seu ciclo de operações.

 PRÊMIO

O dia 15 de dezembro próximo marcará os 25 anos do Prêmio Abrasca Relatório Anual, um dos mais tradicionais e consagrados prêmios do mercado de capitais no Brasil.

Serão agraciadas companhias nas categorias Abertas, Fechadas e Organizações Não-Empresariais, além das Menções Honrosas.

Evento que conta com 22 patrocinadores e apoio de mídia do Portal Acionista acontecerá na Arena B3 – Praça Antonio Prado nº 48, centro, São Paulo.

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