A Algramo foi criada em Santiago no Chile em 2013 e já expandiu seu negócio para Nova York nos EUA, Jacarta na Indonésia e outros locais. A empresa oferece um sistema de embalagens reutilizáveis para alimentos e produtos de higiene e limpeza. Verifica-se neste negócio o modelo de economia circular que busca a estender o Ciclo de Vida Útil dos bens e materiais.
O negócio é estruturado com equipamentos de venda a granel gerenciado através de um sistema de inteligência de informações, no qual a empresa torna possível o reuso contínuo de embalagens. Além de estender o Ciclo de Vida Útil das embalagens, a Algramo gera resultados de Impactos Positivos na medida que os equipamentos são instalados em regiões periféricas às grandes cidades atendendo a população de baixa renda, viabilizando a distribuição mais justa de produtos básicos. Segundo informações fornecidas pela empresa, através da eliminação das embalagens descartáveis, alguns produtos chegam a ter seus preços reduzidos em 40%.
A venda a granel de produtos oferecida pela Algramo é realizada através de um sistema de recargas recorrente no qual as embalagens são reutilizáveis eliminado o descarte usualmente praticado com as embalagens comuns.
A empresa comercializa produtos de limpeza e alimentícios, como detergente, arroz, feijão e outros através de dispensadores a granel em embalagens de plástico possíveis de serem reutilizadas. Estas embalagens possuem um chip inserido, que está vinculado a um sistema de inteligência de informações de recarga que possibilita o pagamento da compra. Cada embalagem com o seu chip promove o vinculo da peça à uma conta aberta pelo usuário, na qual são depositados os créditos para as compras. Estas informações são gerenciadas através de um aplicativo e a inteligência instalada nas embalagens permite o reconhecimento de cada peça na qual é feita a recarga com os produtos vendidos a granel conforme a quantidade definida. Conforme o recarregamento a granel, cada usuário paga o valor de forma automática a partir de débitos no saldo de sua conta controlada pelo aplicativo.
Verifica-se que esta solução substitui a utilização do papel moeda, de cartões de crédito, criptomoedas e outras formas de pagamentos para as compras. Este modelo de compra virtual substitui a nossa “carteira” utilizada há mais de um século por todos nós.