A estratégia de Duration Matching, também conhecida como “Combinação de Duração”, trata de uma abordagem de gerenciamento de carteira de investimentos. Se concentra em igualar a Duration dos ativos com as obrigações, ou seja, passivos da carteira.

Geralmente, usada para gerenciar o risco das taxas de juros e garantir que os ativos da carteira estejam alinhados com os compromissos futuros de pagamento. Em termos gerais a Duration de um título de renda fixa envolve o tempo em que os fluxos de caixa são recebidos. Portanto, se existe ativos com Duration diferente dos passivos o negócios terá alta sensibilidade com as mudanças nas taxas de juros.

Como funciona a estratégia de Duration Matching

Os principais princípios da estratégia envolve o cálculo da Duration, pois envolve um medida que quantifica o prazo médio ponderado de um ativo ou passivo, levando em consideração os fluxos de caixa e os valores presentes. Dessa forma, ajudando a estimar a sensibilidade de um investimento às mudanças nas taxas de juros.

A partir disso, o passo seguinte trata da identificação de todas as obrigações futuras, por exemplo de pagamento, pensões, dívidas ou outros compromissos financeiros. Assim, a estratégia de Duration Matching visa selecionar ativos de investimento que tenham uma duração semelhante.

Por exemplo, se as obrigações futuras terão uma duração de 10 anos, os ativos selecionados também deverão ter uma duração de cerca de 10 anos.

Minimização do Risco de Taxa de Juros

A estratégia visa minimizar o risco de taxa de juros, garantindo que a sensibilidade dos ativos à mudança nas taxas de juros seja semelhante à sensibilidade das obrigações da carteira. Ou seja, significa que, se as taxas de juros subirem ou caírem, o impacto na carteira será mitigado porque os ativos e passivos reagem de maneira semelhante às mudanças nas taxas.

Na prática, o método demanda de uma gestão ativa da carteira para garantir que a duração dos ativos se ajuste conforme necessário, à medida que as condições do mercado mudam. Podendo envolver a compra e venda de ativos, bem como o reinvestimento de pagamentos de juros ou dividendos.

Embora o foco principal seja na combinação do rendimento com a obrigação, a carteira demanda de diversificação. Dessa forma, distribuindo entre diferentes tipos de ativos e emissores para reduzir outros riscos.

Em resumo, A estratégia de Duration Matching é especialmente relevante para gestores e investidores institucionais, como fundos de pensões e companhias de seguros. Pois têm obrigações de longo prazo e precisam gerir o risco associados as obrigações. A estratégia busca garantir que os fluxos de caixa futuros da carteira se alinhem com as obrigações futuras, minimizando o impacto das mudanças nas taxas de juros.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade