O Banco Central do Brasil (BC) oficializou nesta quarta-feira (22) o adiamento do Drex para, pelo menos, o final de 2025. A decisão se baseia em resultados insatisfatórios dos testes com soluções de privacidade realizados na primeira fase do piloto. 

Segundo a Cointelegraph, o órgão disse, durante a transmissão do Fórum Drex no canal do YouTube do BC, que as soluções precisavam ser melhoradas. Assim, uma nova fase de testes seria anunciada.  

“As soluções tecnológicas de privacidade testadas até o presente estagio do Piloto não apresentaram a maturidade necessária para que se possa garantir o atendimento de todos os requisitos jurídicos relacionados à preservação da privacidade dos cidadãos, apesar de terem evoluído ao longo do tempo”, afirmou o BC. 

Vitalik Buterin apoia novamente protocolo Railgun com nova transação de 80 Ethereum (ETH)

Apesar do adiamento, o BC demonstra otimismo em relação ao futuro do Drex. A autarquia destaca que a infraestrutura criada para o piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) será utilizada na segunda fase para testar a implementação de smart contracts criados e geridos por terceiros participantes da plataforma. 

Nesta nova etapa do Piloto Drex, o foco estará na avaliação de diferentes casos de uso, sempre com atenção aos requisitos de privacidade da legislação vigente. A plataforma também contará com a participação ativa de outros reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).   

O BC abrirá um novo prazo para que os participantes atuais do Piloto Drex apresentem propostas de casos de uso nas próximas semanas e as iniciativas selecionadas serão testadas a partir de julho deste ano.  

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis