Nesta segunda-feira (15), o mercado de câmbio observa as vendas no varejo dos Estados Unidos (9:30), que devem consolidar ou não as apostas no ritmo dos juros por lá e, com isso, trazer movimentações para a cotação do dólar no dia.
Os números referentes ao crescimento econômico na China também chamam atenção nesta segunda, mas só impactam as cotações amanhã (terça-feira, 16 de abril), já que os dados só são divulgados na noite de hoje, quando o mercado americano já está encerrado.
Na última sexta-feira (12), o dólar encerrou o dia em alta de 0,60%, cotado a R$ 5,120.
Na agenda econômica desta segunda-feira (15), no Brasil, estão:
– 15:00 – balança comercial da semana.
No exterior…
Tensão geopolítica
Neste fim de semana, o ataque do Irã a Israel trouxe ainda mais insegurança geopolítica.
Os Estados Unidos e países da Europa condenaram a ação da força iraniana, mas as vozes foram unânimes em defender o fim das tensões. A Rússia disse que as duas partes, Irã e Israel, devem recuar para evitar um banho de sangue. Antes, a China havia pedido calma.
As declarações da Casa Branca afirmando que os Estados Unidos não participarão de uma resposta ofensiva de Israel ao Irã também foram muito importantes. O aviso foi dado pelo presidente Biden ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ainda no sábado.
As características do ataque iraniano, que antecipou o envio dos drones e dos mísseis, dando tempo à defesa antiaérea de Israel e dos aliados para uma interceptação ampla e segura, já foram recebidas como prova de que o objetivo não era uma guerra.
Israel, de seu lado, também indica que evitará escalar o conflito, embora tenha prometido uma resposta “no momento certo”.
EUA
Na agenda econômica dos Estados Unidos da América (EUA) nesta segunda-feira (15), estão:
– 09:30 -Índice Empire Manufacturing de atividade de abril e vendas no varejo em março;
– 11:00 – Confiança do construtor em abril.
Europa
Zona do Euro
A produção industrial da zona do euro subiu 0,8% em fevereiro ante janeiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta segunda-feira (15), pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.
O resultado veio em linha com a previsão de analistas consultados pela FactSet. No confronto anual, por outro lado, a produção industrial do bloco apresentou contração de 6,4% em fevereiro.
Neste caso, o consenso da FactSet era de declínio menor, de 5,5%. A Eurostat também revisou números da produção de janeiro, para recuo mensal de 3% e queda anual de 6,6%,
China
Agenda:
No final da noite (23:00), Pequim divulga o PIB/1Tri, produção industrial e vendas no varejo de março.