O dólar comercial (compra) encerrou a última segunda-feira (15) em alta de 0,26%, cotado a R$ 5,44.
Brasil
Nesta terça-feira (16), a agenda de indicadores econômicos do País está vazia, o que faz o mercado de câmbio observar o diretor do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, discursar sobre as novas esperanças para os juros americanos, e como elas podem influenciar as decisões para a taxa básica de juros Selic.
Galípolo é o nome mais cotado para ser o sucessor de Campos Neto na autarquia a partir de janeiro, as falas do executivo ocorrerá no Fórum da Sicredi, às 16:00.
EUA
Nesta terça-feira (16), o mercado financeiro observa o volume de vendas no varejo norte-americano em junho.
Europa
Alemanha – O índice de expectativas econômicas da Alemanha caiu para 41,8 pontos em julho, ante 47,5 pontos em junho, segundo o ZEW. A queda superou a expectativa dos analistas de 41,5 pontos.
Por outro lado, o índice de condições atuais medido pelo ZEW melhorou, subindo de -73,8 pontos em junho para -68,9 pontos em julho. Essa melhora indica uma percepção menos negativa das condições econômicas atuais.
Ainda nesta semana…
Quarta-feira (17):
- Brasil: Lançamento do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que registra a inflação entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do atual.
- Zona do Euro: Divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).
- EUA: Publicação do Livro Bege, relatório sobre as condições econômicas dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed), o banco central de lá.
Quinta-feira (18):
- Zona do Euro: Anúncio da decisão de política monetária do Banco Central.
- EUA: Divulgação do Índice de Atividade do Fed Filadélfia de julho e dos pedidos semanais de auxílio-desemprego.
Sexta-feira (19):
- Brasil: A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga a segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel.
- Alemanha: Publicação do Índice de Preços ao Produtor (PPI), indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais.
Aguardando Data de Publicação:
- China: Crédito agregado e novos empréstimos.
- Alemanha: Vendas no varejo.
Nesta matéria contém informações do site Bom Dia Mercado.