Nesta sexta-feira (10), o mercado do câmbio observa alguns indicadores econômicos no Brasil e nos Estados Unidos da America (EUA), que podem gerar leves inclinações na cotação do dólar durante o dia.
São eles; o medidor da inflação brasileira, Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, e as expectativas de inflação e a confiança do consumidor norte-americano pela pesquisa da Universidade de Michigan.
Na última quinta-feira (9), o dólar comercial (compra) encerrou em alta de 1,01%, a R$ 5,142.
Confira a agenda econômica desta sexta-feira (10):
– 8:00 – Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) primeira prévia de maio, a ser divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV);
– 9:00 – Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No exterior…
EUA
Agenda:
– 11:00 – Resultado fiscal do mês;
– 11:00 – Índice de confiança da Universidade de Michigan (maio).
Europa
Reino Unido
A economia do Reino Unido superou a recessão do ano passado com um crescimento de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2024, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) nesta sexta-feira (10).
O PIB britânico registrou contração de 0,1% no terceiro trimestre do ano passado e de 0,3% no quarto trimestre. Os economistas consideram que dois trimestres consecutivos de contração representam uma recessão técnica.
A recuperação da economia no primeiro trimestre do ano ficou acima do previsto pelos analistas, que projetavam um crescimento de 0,4%.
Além disso, o BoE (banco central europeu), que elevou as taxas de juros 14 vezes entre dezembro de 2021 e setembro do ano passado, decidiu manter a taxa básica em 5,25%.
Ásia
China
Agenda:
– 22:30 – Índice de preços ao consumidor em abril;
– 22:30 – Índice de preços ao produtor em abril.