Investir em ações com foco em dividendos é uma estratégia antiga, mas ainda gera debates acalorados. Você já se perguntou se escolher ações deste estilo é realmente eficaz? 

Na teoria financeira, o papel dos dividendos no valor das ações é controverso. Alguns acreditam que altos dividend yield são sinais de empresas sólidas, enquanto outros defendem que o crescimento do valor das ações é o que realmente importa.

Aqui está o ponto sobre dividendos

Tanto a Teoria da Irrelevância dos Dividendos de Miller & Modigliani quanto a Hipótese de Mercado Eficiente questionam a capacidade deste indicador de prever retornos superiores. Isso significa que focar apenas no dividend yield (retorno em dividendos) pode não ser a chave mágica para vencer o mercado.

Pesquisas recentes, incluindo estudos no mercado brasileiro, mostraram que não há evidências consistentes de que ações de alto dividend yield gerem retornos superiores. Na verdade, uma estratégia tende a se alinhar ao desempenho do mercado, mas ainda sem resultados extraordinários.

Dessa forma, isso sugere que focar apenas em dividendos pode não oferecer a vantagem competitiva que muitos investidores esperam. Por outro lado, ao filtrar oportunidades entre as empresas com essas características e incluir outros indicadores que sinalizam o viés de oportunidade, pode sim fazer muita diferença. Assim, permitindo aproveitar os benefícios dos lucros distribuídos em conjunto com ativos descontados, um duplo ganho que só a categoria de dividendos poderia oferecer.  

Se anime e pense no futuro!

O verdadeiro segredo para o sucesso financeiro pode não estar em escolher ações com altos ou baixos dividendos, pois se trata de um dado passado. Mas sim em uma estratégia diversificada e fundamentada em análises sólidas que vai além da distribuição dos lucros.

Seguir o consenso de profissionais experientes e considerar múltiplas perspectivas é crucial para evitar o risco de um único viés. Ao combinar análises fundamentalistas e técnicas, você pode tomar decisões mais informadas e seguras.

Então, ao invés de se prender a um único indicador, que tal explorar uma variedade de opiniões e análises para investir com mais confiança? No Clube Acionista, você encontra recomendações de diversas instituições financeiras em um só lugar e se cadastrando por aqui você pode conhecer tudo de forma gratuita por alguns dias. 

A liberdade de escolha é sempre sua: você seguirá o consenso de especialistas ou arriscará seguir um caminho solitário?