Após últimos meses desafiadores para a Bolsa brasileira, os investidores passaram a ficar atentos aos anúncios de dividendos. Tema que geralmente se intensifica no final do ano. Dessa forma, não apenas entrando em setores estratégicos como telecomunicações, commodities, energia elétrica e bancos; como fazendo operações de curto prazo com a Agenda de Proventos para aproveitar o benefício fiscal.
Com a volatilidade dominando os mercados devido a eventos globais e domésticos, a procura por melhores rendimentos de curto prazo aumentou. Até mesmo por conta da forte expectativa pelo “rali de fim de ano”.
Cenário macroeconômico não impede a distribuição de dividendos
No cenário doméstico, o risco fiscal persistente e o desdobramento das eleições trouxeram cautela. Conforme os analistas da Empiricus, a vitória das forças de centro-direita indica uma futura mudança de postura fiscal. “Se o governo caminhar mais ao centro, poderá colher benefícios no campo fiscal”, destacaram.
Outro fator preponderante é o ciclo dos juros no Brasil e nos EUA. Fatores que estão alterando as expectativas dos investidores para o futuro e movimentando as carteiras de renda variável.
Portanto, entre as recomendações que se destacam na cobertura de dividendos segundo cobertura do Clube Acionista está a Vivo (VIVT3), Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3).
A Telefônica Brasil, que opera a marca Vivo, tem se fortalecido com uma política de preços mais estratégica após a saída da Oi do segmento móvel. Dessa forma, aumentando sua receita média por usuário. Por outro lado, a Petrobras, segundo o BTG Pactual, segue com uma visão positiva, apesar dos preços mais baixos do petróleo. Além disso, pode surpreender com dividendos sólidos e até extraordinários com seu novo plano estratégico.
Para investidores que buscam otimizar seu portfólio de dividendos, vale considerar o Clube Acionista para aproveitar a Agenda de Proventos e os relatórios de múltiplas fontes. Além disso, com a cobertura das recomendações conforme o consenso de analistas.
Otimize seu poder de decisão.