O dividend yield (DY) trata de um dos principais indicadores financeiros usados pelos investidores da Bolsa de Valores. Pois envolve como uma empresa realiza a distribuição de seus lucros para os acionistas.
Dessa forma o indicador avalia a rentabilidade de uma ação com base na relação entre o valor de dividendos distribuídos pelo preço de mercado. Portanto, é retorno obtido no pagamento de dividendos.
Como funciona o Dividend Yield
Os dividendos estão entre as categorias dos proventos, sendo uma das formas de remunerar os acionistas. As outras formas seria: juros sobre capital próprio (JCP), a bonificação e o direito de subscrição.
O pagamento dos dividendos ocorre em dinheiro através de um depósito na conta por onde o acionista comprou a ação da empresa. Assim, se a empresa teve lucros no período ela pode anunciar (ou não) a distribuição de um parte aos investidores.
Esse mesmo conceito também se aplica aos Fundos Imobiliários (FIIs) e aos Brazilian Depositary Receipts (BDRs). Na prática, diversos investidores costumam usar essa distribuição como método para construir uma carteira e aproveitar os rendimentos.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui. E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!