A dívida pública federal cresceu 12,2% em 2024, somando R$ 7,3 trilhões nos doze meses do ano. O Tesouro Nacional divulgou os dados nesta terça-feira (4). Em dezembro de 2023, a dívida estava na casa R$ 6,5 trilhões.

A alta no ano passado é a maior desde 2020, ano da pandemia de Covid-19, quando a dívida aumentou 17,9%. Já em 2021, a alta foi de 12%.

Do que se trata a dívida pública federal?

A dívida pública federal é o total de recursos que o governo federal de um país toma emprestado para financiar suas atividades, projetos e serviços, quando a arrecadação de impostos e outras receitas não é suficiente para cobrir as despesas. Em resumo, ela representa o quanto o governo deve a seus credores.

Além disso, diversos indicadores monitoram a dívida, como o déficit primário, que indica se o governo está gastando mais do que arrecada, excluindo o pagamento dos juros da dívida.

Os tipos de dívida:

  1. Dívida interna: contraída dentro do próprio país, geralmente em reais, por meio da emissão de títulos públicos (como Tesouro Direto, LFTs, LTNs). Esses títulos são comprados por pessoas físicas, instituições financeiras, empresas, entre outros.
  2. Dívida externa: ocorre através da moeda estrangeira (como dólar ou euro) por meio de empréstimos internacionais ou emissão de títulos no mercado externo, como os Global Bonds.
Publicidade

3 dicas para você lucrar na temporada de

resultados trimestrais