Durante o 1º Fórum da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF), realizado no último sábado (18), o presidente da República, Jair Bolsonaro, reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do setor de frutas e hortaliças no país. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que integra o grupo de articuladores e já opera diversas ações com recursos destinados à Rota, esteve representada no evento pelo presidente da estatal, Guilherme Ribeiro, e pelo superintendente regional no DF e Entorno, Rafael Bueno.

“O Fórum amplia a atuação do projeto na profissionalização da fruticultura local”, ressalta o presidente Guilherme Ribeiro. “Assim poderemos construir um modelo funcional que possa inclusive ser compartilhado em outros pontos no país, que integre desde os insumos, produção e extrativismo, até o processamento e comercialização das mercadorias, por meio da criação de sistemas agroflorestais, agroindustriais e de serviços especializados.”

A partir de segunda-feira (21) até o próximo sábado (25), a Conab e outros integrantes da Rota realizam visitas técnicas a municípios no estado do Paraná. Em julho, o superintendente Rafael Bueno esteve em outro encontro na cidade de Petrolina, em Pernambuco. “O objetivo é recolher o conhecimento dos agentes da cadeia de produção e de outros pólos campeões de cultivo e venda de hortifrutis”, explica Bueno. “Assim poderemos juntar diferentes tipos de expertises para montar um padrão de alta qualidade para o setor no DF e Entorno”. Os estudos da Rota devem incluir em breve visitas técnicas ao Rio Grande do Sul, para conhecer instalações e experiências dos produtores de amora-preta, uvas, pêssego, ameixas, figos, pêras e o círculo de produção de caquis, maçãs e tangerinas no estado.

Durante o Fórum, também estiveram presentes o ministro da Economia, Paulo Guedes; o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho; o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães; o coordenador da Rota da Fruticultura, Luiz Curado; a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; além de representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e outras autoridades. Esteve no evento ainda a deputada federal Bia Kicis, apoiadora do projeto, que no início do semestre destinou recursos à Conab via emenda parlamentar, alocados por um Termo de Execução Descentralizada (TED) da Companhia com o Mapa, para desenvolver ações da Rota da Fruticultura.

Mais informações podem ser encontradas no site da Rota da Fruticultura: https://rotafruticulturaridedf.com.br.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte