Confira a análise do BB Investimentos referente a Direcional (DIRR3) que faz parte da Seleção BB 2023. Sendo assim, os analistas do BB selecionaram a companhia devido ao seu posicionamento dentro do programa habitacional (PCVA) e regionalmente em praças de forte demanda.

Cenário de 2023 é positivo para a Direcional

Segundo o BB, a tese da Direcional consiste em desenvolver empreendimentos com foco na baixa e média renda. Contudo, a companhia tem boa exposição dentro do programa habitacional e atuação em regiões pouco atendidas mas com forte demanda, como Manaus e Brasília. Além disso, com boa gestão de estoques e de obras, a Direcional se mostrou resiliente ao cenário de custos elevados nos últimos anos. O que permitiu margens saudáveis e continuidade dos lançamentos, inclusive com recordes consecutivos, sendo o destaque no setor em 2022.

De acordo com o BB, a companhia possui mais de R$ 26 bilhões em banco de terrenos e endividamento controlado. Dessa forma, está bem posicionada para aproveitar um ambiente macro doméstico mais favorável. Embora o cenário atual sugira taxas de juros elevadas por mais tempo, cujas expectativas de corte por enquanto estão em meados do segundo semestre do ano que vem, em nossa visão, o cenário de 2023 é positivo para a Direcional. Seja pelo lado operacional da companhia, que pode ser beneficiar com um custo de construção mais estável, seja pelo lado da demanda, que deve se fortalecer em meio às perspectivas de queda do desemprego, elevação de renda média, inflação mais contida e captura dos ajustes realizados no Programa Habitacional, que conta com recursos oriundos do FGTS.

Riscos

Por fim, os analistas do BB identificaram alguns riscos no investimento.

(i) Falta de disponibilidade de crédito no programa habitacional;

(ii) custos de construção mais altos do que o esperado;

(iii) atraso na aprovação dos projetos;

(iv) maiores taxas de juros, reduzindo o apetite por financiamentos imobiliários;

(v) ritmo menor que o esperado de vendas de estoque; e

(v) novos entrantes em regiões de atual predomínio.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.