Investir em criptomoedas de forma segura pode soar contraditório. Atualmente, a modalidade é a queridinha da época. Conhecido por muitos, ativos como o Bitcoin ganharam fama como fonte de dinheiro rápido e fácil. No entanto, esse tipo de investimento tem como principal característica sua volatilidade e risco alto.
Mesmo quem não acompanha o mercado financeiro de perto já ouviu falar em criptomoedas, especialmente no Bitcoin, que concentra 60% do capital da área. Mas saiba que esse universo é muito maior do que você imagina. De acordo com a consultoria CoinMarketCap, existem mais de 4 mil tipos de moedas digitais em circulação no mercado.
No entanto, esse tipo de investimento tem como principal característica sua volatilidade e risco alto. Mesmo assim, o que não falta por aí são receitas da felicidade, que oferecem investimentos com a rentabilidade lá em cima, em um prazo muito curto.
Pensando nisso, assim como toda aplicação, para investir recursos em criptomoeda é necessário buscar conhecimento, assim como ter estratégias traçadas. Por ser uma classe de ativos relativamente nova, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito dela.
As criptomoedas são um tipo de dinheiro, assim como qualquer outro que utilizamos diariamente. Porém, a diferença reside no fato de as criptomoedas serem totalmente digitais e não serem emitidas pelo Banco Central ━ ou por qualquer outra autoridade regulatória.
Dessa forma, as moedas digitais não são reguladas por nenhum governo. Assim, o seu “preço” é determinado apenas pela lei da oferta e da demanda. Por exemplo, em momentos em que elas estão mais visadas por investidores, o volume de compra é ampliado, e os preços tendem a subir. Por outro lado, quando elas não estão nos holofotes, os preços despencam. O resultado disso pode ser uma variação bastante alta em um único dia.
2 dicas para investir em criptomoedas
Você pode investir em criptomoedas diretamente, por meio de Exchanges ou Fundos que investem nesses ativos.
Mas, para entrar nesse mundo, você deve ter algumas coisas em mente.
Confira as dicas a seguir!
1. Seja paciente
Como comentamos, o valor das moedas digitais pode variar bastante ao longo de uma semana. Dessa forma, não adianta ficar acompanhando a variação a cada minuto que passa para saber se o seu investimento está sendo rentável ou não.
Tenha noção de que o rendimento desses ativos é algo que deve ser considerado a longo prazo.
2. Não aja por impulso
A grande variação de valor das moedas digitais pode causar ansiedade e levar alguns investidores a agirem por impulso, vendendo ou comprando esses ativos na hora errada.
Porém, novamente, é preciso ter consciência de que essas oscilações são naturais e agir de forma estratégica.
Como investir investir em criptomoedas de forma mais segura
Existem diversas possibilidades para os brasileiros que desejam investir em criptoativos. Dessa forma, é possível investir através dos fundos de investimentos, assim como por aplicações a partir dos ETFs (Exchange Traded Fund).
Neste caso, você delega a responsabilidade de todo o processo de aquisição do cripto ativo para os especialistas (gestores e instituições), ficando apenas exposto à volatilidade do ativo.
É possível comprar diretamente a moeda virtual. No entanto, esse tipo de transação exige um conhecimento maior do mercado. Isso porque o preço das criptomoedas pode apresentar uma grande volatilidade. Além de decidir o momento de aquisição, é preciso tomar os devidos cuidados com chaves, códigos de segurança, transações de dinheiro entre corretoras e wallets, por exemplo.
Dessa forma, é sempre importante estabelecer estratégias de investimento, ou contar com a consultoria de profissionais que dominem o mercado. Com isso, é possível diminuir os riscos desse tipo de investimento.
PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO
A transparência para as suas decisões de investimentos.
Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.
Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.
O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!