Diante da queda de rendimento dos investimentos em renda fixa, cada vez mais brasileiros estão começando a investir em ações. Segundo estatística da B3 (Bolsa de valores brasileira), o número de investidores na Bolsa cresceu 43% no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Com isso, hoje já somos 3,8 milhões de CPFs investindo na bolsa, o que alcança um valor R$ 545 bilhões. Os números expressivos, e em franco crescimento, incentivam à entrada de cada vez mais novos investidores.

Então aqui vão algumas dicas para você que também quer fazer parte desse número e começar a investir em ações:

  1. Estude seu perfil e os tipos de investimento mais adequados para você: não se prenda a determinados ativos porque alguém obteve êxito nele. Analise o que for mais confortável para seu perfil e segurança financeira. Quando falamos em renda variável, naturalmente você irá correr mais riscos, por isso é essencial que você saiba o quanto de risco você está disposto a suportar.
  2. Estabeleça objetivos: quando temos um objetivo claro e bem definido, fica mais fácil de estabelecer prioridades e tomar decisões de acordo com os seus desejos. O seu objetivo é crescimento do patrimônio? O seu objetivo é ter renda passiva com dividendos? Ou é ambos? Com base nas respostas, é possível escolher uma carteira de ações mais adequada aos seus objetivos.
  3. Junte-se a um grupo de investimento ou de finanças: fazer parte de um contexto ajuda a minimizar as inseguranças e potencializa as chances de aprendizado.
  4. Tenha um mentor: se for financeiro, melhor ainda. Ter uma pessoa que entenda suas necessidades peculiares pode trazer grandes benefícios e facilitar seu entendimento quanto a números e decisões provenientes de análises custo-benefício para determinados investimentos.
  5. Comece arriscando pouco e vá aumentando aos poucos: é necessário ir dando um passo de cada vez. Aprenda a fazer, analisar, ter suas próprias métricas de avaliação para que, caso queira, aumentar os riscos e um possível retorno maior financeiro.

No início pode parecer tudo muito difícil e complicado, porém partindo para a ação, fazendo e aprendendo, errando e acertando, pode ser o fator determinante para aumentar a convicção e segurança financeira.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.