Mobilidade Urbana e Agenda ASG – Um Caminho Para o Desenvolvimento Econômico e Sustentável
O setor de mobilidade urbana tem passado por um longo déficit de investimento, estimado, em 2021, em R$ 367 bilhões. Em um panorama no qual o financiamento do transporte público urbano apresenta forte atuação do setor público, em especial dos entes BNDES e Governo Federal – com recursos advindos do Orçamento Geral da União (OGU) – a captação de recursos pelo setor privado se mostra uma grande oportunidade para impulsionar a qualidade dos serviços e da infraestrutura em mobilidade urbana. O relatório “Mobilidade Urbana e a agenda ASG – Um caminho para o desenvolvimento econômico e sustentável” apresenta possibilidades de financiamento para projetos no setor, alinhados aos fatores ambientais, sociais e de governança (ASG), a fim de atrair o capital privado e promover uma mobilidade urbana mais sustentável.
Cultura
Os anos 80 do século XX também marcaram a história pelas grandes obras cinematográficas, principalmente produzidas em Hollywood. Para os que viveram essa época, filmes clássicos como O Exterminador do Futuro, De Volta para o Futuro, Aliens – O Resgate e Os Caça-Fantasmas nos envolvem de nostalgia e boas lembranças afetivas. Para os mais novos, uma ótima e divertida oportunidade de curtir excelentes filmes de uma época vibrante. A dica cultural da semana é a oportunidade de assistir a estes eternos clássicos da sétima arte, de graça, no “Cine na Praça”. O site Catraca Livre destaca a programação.
Recomendação Rio Bravo
Quando o jovem Stephen Schwarzman sugeriu ao pai que abrisse filiais da loja de cortinas e lençóis da família, sua ideia foi recebida com certa descrença. Por que fazer isso se o pai já tinha uma casa, dois carros, uma vida feliz? Stephen, por outro lado, sonhava ser um empreendedor, atingir grandes vitórias. Em 1985, com 400 mil dólares, abriu a Blackstone, uma empresa de investimentos. Em 2019, a empresa alcançou a marca de 500 bilhões de dólares em ativos sob gestão. Quais os caminhos para tanto sucesso? Stephen Schwarzman reuniu em Como chegar lá os conselhos que antes transmitia apenas a chefes de Estado, grandes executivos ou a seu círculo pessoal. Ao longo do livro, enquanto narra os episódios marcantes da sua vida, desde a rejeição de Harvard que o levou a Yale até o início cheio de percalços da Blackstone, ele nos oferece várias lições: Relacionar-se é fundamental. Ligue ou escreva para pessoas que você admira e peça conselhos. Você nunca sabe quem vai topar. Gerenciamento de risco é o que vai mantê-lo no jogo a longo prazo. Quando estiver procurando os primeiros empregos da sua carreira, preocupe-se apenas com a curva de aprendizado, não com prestígio. Na outra ponta, jamais contrate alguém apenas suficientemente bom: um profissional “nota 10” é muito diferente de um “nota 9”.
O post Dicas de Leitura – 26/05/2023 apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.