PL das Fake News e suas polêmicas
A popularmente conhecida PL das Fake News ou PL 2630/20, sobre a qual pode se dizer que é oriunda da utilização “sem limites” das redes sociais pelos usuários, voltou a ganhar fôlego depois dos recentes ataques violentos em escolas e dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O projeto volta para pauta e controversas não faltam, o que se observa em manifesto contrário ao projeto de lei pelas plataformas digitais ou pelas proposições de emendas especificas de desejo dos parlamentares. Na verdade, o que se constata é que para o PL representar fielmente o que se pretende instituir, assim como traz no nome, Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, será imprescindível que haja mais debates. A matéria da BBC News, por Mariana Schreiber, traz um ponto importante a ser respondido: estamos falando de “combate a conteúdo criminoso ou risco de censura?”
Acesse artigo
Cultura
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, localizado no Parque Ibirapuera em São Paulo, é um espaço de memória da cultura negra e muito educativo também para as crianças. O acervo reúne mais de 8 mil obras de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XV e os dias de hoje. As exposições de longa duração estão divididas em 6 núcleos: África: Diversidade e Permanência, Trabalho e Escravidão, As Religiões Afro-Brasileiras, O Sagrado e o Profano, História e Memória e Artes Plásticas: a Mão Afro Brasileira. A entrada é gratuita às quartas-feiras.
Recomendação Rio Bravo
Nesses últimos meses a temática sobre a independência (ou não) do Banco Central do Brasil voltou aos holofotes, considerando a nova conjuntura do governo pós eleição. Nesse sentido, a recomendação é o podcast Economia Underground, na edição 97 – Independência do Banco Central e Heterodoxos Extremistas, que recebeu Marco Cavalieri, para conversar e elencar elementos para uma discussão institucionalista acerca desse tema.
O post Dicas de Leitura – 12/05/2023 apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.