Fatos sobre o autismo que você precisa saber 

A sociedade tem avançado na discussão de diferentes tipos de vivências nos últimos tempos. Hoje, nossa proposta é trazer à tona a discussão sobre o autismo. 

O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome que impacta a capacidade de interação social, de comunicação, e de outros aspectos do comportamento da pessoa que o tem. O autismo, como popularmente conhecido, molda de forma única a vivência da pessoa que nasce com essa condição e impacta a maneira como ela tem suas relações interpessoais. É uma das formas de neurodiversidade das mais estudadas pelos especialistas nos dias de hoje.  

Os autistas podem ser pessoas de todas as etnias, de todas as raças, de todas as origens de todas as idades. Apesar de ser mais frequentemente associado à infância, o autismo também se manifesta em adultos. É cada vez mais comum que pessoas recebam um diagnóstico tardio após buscar entender melhor esse fenômeno, com auxílio da observação de sinais que apresentam.

Por se tratar de uma condição altamente variável, nenhum autista é igual ao outro. É necessário, portanto, termos a desenvoltura de tratar a pessoa autista com o devido respeito e ter em mente que esta tem suas necessidades próprias e únicas. Não é correto presumirmos que uma pessoa é autista por apresentar qualquer comportamento específico, assim como não é correto presumir que uma pessoa não tem autismo por não apresentar qualquer sinal. Esta condição é diagnosticada por profissionais com base em uma série de observações sobre a capacidade de interação social do paciente, e não isoladamente. 

A lei 12.764/2012 determina que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. Ademais, o Transtorno do Espectro Autista está enquadrado no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que tem como objetivo assegurar as liberdades individuais e fundamentais das pessoas com deficiência. Somam-se a estes dispositivos aqueles garantidos pela Constituição Federal de 1988, como especificados na Dica da Semana do dia 8 de setembro, e na legislação vigente que se aplique às PCD como um todo. 

Importante ressaltar que o autismo não é uma doença: trata-se de uma das diversas formas de neurodiversidade que o ser humano pode apresentar, e por isso mesmo, não tem cura. Da mesma forma, o autismo não se desenvolve ao se vacinar alguém. 

Em casos específicos, é possível intervir em prol do bem-estar da pessoa autista com terapias recomendadas por um profissional habilitado. É comum que pessoas autistas sejam acompanhadas por uma equipe de profissionais de diferentes áreas, com o intuito principal de garantir que esta tenha a melhor qualidade de vida possível.  

As pessoas autistas são capazes de crescer e viver da maneira que desejam, de desempenhar qualquer profissão, e de conviver normalmente com todos. Tudo aquilo de que precisam é que sejam devidamente respeitadas e incluídas na sociedade como um todo, levando-se em conta suas necessidades.

Fontes: 

Autismo e Realidade. Como diminuir as limitações e aumentar a inclusão dos autistas? Disponível em https://autismoerealidade.org.br/2021/06/21/como-diminuir-as-limitacoes-e-aumentar-a-inclusao-dos-autistas/  

BBC Brasil. 10 coisas que pessoas autistas querem que os outros saibam sobre elas. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-54312657 

Câmara Municipal de São Paulo. Manual dos direitos da Pessoa com Autismo. https://www.saopaulo.sp.leg.br/escoladoparlamento/wp-content/uploads/sites/5/2021/11/Manual-dos-Direitos-da-Pessoa-com-Autismo.pdf  

Genial Care. 7 curiosidades sobre o autismo que você precisa saber. Disponível em https://genialcare.com.br/blog/curiosidades-sobre-o-autismo/  

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

O post Dicas da Semana – A inclusão começa por você 15/09/2023 apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias