Temos 4 datas importantes no calendário da Diversidade e Inclusão para serem celebradas no mês de Março:
No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em 1975 a Organização das Nações Unidas – ONU oficializou a data como conhecemos hoje: uma celebração e um marco para discussão sobre direitos políticos, sociais e econômicos das mulheres ao redor do mundo.
No dia 21 de março celebramos o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.
Você sabia que, no Brasil, pessoas negras (pretas e pardas) correspondem a mais da metade da população? Infelizmente, mesmo sendo maioria numérica, a população negra continua sub-representada em espaços de poder – apenas 24% dos 513 deputados federais que atuam na Câmara são negros. Esse e outros dados oficiais mostram que o Brasil ainda tem muito a avançar quanto à equidade racial.
Por isso, o dia 21 de março é uma data importante e uma oportunidade para refletirmos sobre essa luta.
O Dia Internacional da Síndrome de Down também é comemorado no dia 21.
A data é reconhecida pela ONU mundialmente desde 2012, e representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. Segundo o IBGE, cerca de 300 mil brasileiros têm síndrome de Down.
No entanto, foi somente em 2016 que os direitos das pessoas com a síndrome foram assegurados. A Lei Brasileira de Inclusão, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) é destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.
Em janeiro comemoramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans, mas é em 31 de março que é comemorado o Dia Internacional da Visibilidade Trans.
De acordo com levantamento realizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra) a estimativa média de vida de pessoas trans em 2022 foi de 29,5 anos. Esse dado demonstra a extrema importância da data comemorada em 31 de março mundialmente: a celebração da vida e da luta das pessoas trans!
Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.
Ao longo do mês de março conversaremos mais sobre essas datas tão importantes, até breve!
O post Dicas da Semana – A inclusão começa por você 01/03/2024 apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.