Através de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com instituições globais de incentivo a criação de negócios próprios comandados por mulheres, o dia 19 de novembro tornou-se uma data simbólica. Isso porque o Dia do Empreendedorismo Feminino levanta questões importantes acerca dos desafios e das conquistas de mulheres à frente de seus negócios.
Segundo dados apresentados pelo Sebrae no início deste ano, dos 52 milhões de empreendedores no país, cerca de 32 milhões são mulheres, o que destaca que o Brasil é o 7º país com maior número de empreendedoras no mundo.
Outros dados relevantes apresentados na mesma pesquisa, destacam que 82% das mulheres começam a empreender por necessidade, 49% consideram-se chefes de família e cerca de 11% são empregadoras, oferecendo de 1 a 5 vagas de emprego em suas empresas.
Mesmo com as dificuldades, as mulheres estão conquistando seu espaço no mercado de trabalho (com cargos e salários mais equilibrados) ou abrindo sua própria empresa. Ainda assim, o mundo ideal está distante, mas não é impossível.
Pensando nisso, separamos 6 histórias de mulheres que conquistaram o sucesso em negócios para você se inspirar.
Suellen Romero, CEO da LigueLead
Com uma visão empreendedora e destemida, Suellen começou sua jornada muito cedo: com apenas 12 anos de idade revendia em semáforos kits de primeiros socorros. Aos 16 anos, abriu sua primeira empresa, mesmo com quase nenhuma experiência, fazia desde prospecção até entregas, tentando aproveitar todas as oportunidades que surgiam.
Fez faxina, vendeu frutas de porta em porta, trabalhou em shopping, entre muitas outras tentativas. Com visão e conhecimento adquiridos durante os mais de 15 anos de mercado, a empresária criou a LigueLead, startup de tecnologia, focada em automação de mensagens para infoprodutores, que hoje impacta um mercado multimilionário.
Hoje, a empresa de Suellen, conta com a maior taxa de entregabilidade do mercado, chegando a impactar 85% da sua base. Nos últimos 24 meses adquiriu mais de 2.000 clientes e o faturamento cresceu em 300%. Entre seus clientes estão Erico Rocha, Cris Franklin, Maira Cardi, Paulo Vieira, Wendel Carvalho, Peter Jordan e Camila Farani.
Adriana Coutinho, CEO da AcoutPlus
Nascida no Capão Redondo, região periférica da capital paulista, Adriana já foi dona de farmácia, restaurante, designer de interiores e fotógrafa e, dessa forma, conheceu as redes sociais e seu potencial.
Adriana é CEO da AcoutPlus, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais, e idealizadora dos métodos T.E.R e CRIAS que já impactou presencialmente mais de 1.600 empreendedores, Adriana dissemina o conhecimento, por meio de cursos e suas redes sociais, adquirido nos últimos 10 anos de mercado.
A empresária conta com grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Universal Music, Niely Cosméticos, Antonia Morais, Fábio Júnior, entre tantos outros. No setor audiovisual, já atuou como produtora de clipes da Disney com Luísa Sonza e de Cleo Pires com Mano Brown, além de conciliar a vida profissional com a de mãe.
Jhenyffer Coutinho, CEO da Se Candidate, Mulher!
Buscando ampliar as vozes femininas dentro do mercado de trabalho, Jhenyffer Coutinho fundou a Se Candidate, Mulher!, startup de recursos humanos focada em empregabilidade feminina e impacto social, que busca resolver o problema da desigualdade de gênero dentro das empresas.
Foi quando morou nos EUA por um pouco mais de um ano, que a executiva fundou sua startup, a fim de promover a equidade de gênero dentro das organizações, além de impactar a vida das mulheres encorajando-as a se candidatarem nas vagas de emprego que quiserem.
Apaixonada por gestão, empreendedorismo e desenvolvimento humano, a executiva sempre buscou se envolver em projetos e organizações que promovessem algum tipo de impacto e que transformassem realidades. Desde muito nova, Jhenyffer escutava atentamente os conselhos de sua mãe sobre a importância dos sonhos, do trabalho duro e da ambição, que a ensinaram na prática sobre os resultados da dedicação, luta e responsabilidade.
Einat Eisler Carasso, CEO do Freshmania
Einat é CEO do Freshmania, e-commerce expert em leite fresco, que traz inovação a uma forma tradicional de se consumir o alimento. A empresa de Einat segue o conceito “da fazenda direto para sua mesa”, que entrega em menos de 48 horas, considerando o momento da produção até a casa do cliente.
A empreendedora nasceu em uma fazenda coletiva (Kibutz) em Israel, aprendendo desde muito nova a conviver e respeitar os animais. Aos 2 anos, veio com a família para o Brasil, onde o pai, Eduardo Eisler, atuou em grandes empresas como a Cooperativa Central de Laticínios e a Tetra Pak.
O Freshmania nasce em uma tendência que vem vindo de antes da pandemia, mas sem dúvida nenhuma ela foi acelerada pela Covid19, é a facilidade de muitas empresas entregando em casa produtos direto da fazenda. As pessoas também estão se importando cada vez mais com o que elas estão colocando na mesa de suas famílias, elas olham os rótulos dos produtos, leem os ingredientes, elas querem saber qual é história por trás daquela marca e as pessoas que trabalham nela.
Ana Tomazelli, CEO do Ipefem
Após 20 anos na área de Recursos Humanos, Ana Tomazelli se viu desmotivada e resolveu fazer uma transição de carreira. Na verdade, mais que isso, a empreendedora resolveu criar o Ipefem (Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas).
Fundado em 2019, o Instituto atua em três pilares, que podem acontecer coordenadamente ou individualmente: pesquisa, educação e terapia.
E é por meio das frentes de Pesquisa, Educação e Terapia, que ela ensina a identificar e interromper processos de violência sócio emocional na família, nos relacionamentos e no trabalho.
Ana é Executiva Internacional de Recursos Humanos, Empreendedora Social, Professora, Terapeuta Familiar, fundadora e Presidente do Ipefem – Instituto de Pesquisa & Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas.
Ingrid Montes, CEO da Sentidos&Cores
Em 2018, Ingrid Monte teve que lidar com algo inesperado, o diagnóstico de TEA em seu filho de apenas 2 anos. Na época, Ingrid já percebia algumas características clássicas de quem está dentro do Espectro Autista, como não responder ao ser chamado, baixo contato visual e a não interação e falta de interesse por outras crianças.
Sem saber ao certo o que fazer, sentindo falta de informações e produtos inclusivos, suporte de forma geral, Ingrid resolveu criar um e-commerce que tivesse brinquedos e produtos destinados para seu filho. Em 2020,em plena pandemia, Ingrid criou a Sentidos & Cores, que comercializa inúmeros produtos destinados ao público e famílias atípicas, que englobam várias categorias, partindo desde brinquedos até segurança, identificação e inclusão.
Além do site, a empresária conta com um grupo de apoio com, aproximadamente, 500 mães. Ingrid foi além e desenvolveu dois produtos inéditos no mercado: a pulseira autismo com QR Code e o cordão de identificação de autismo.
Texto/imagens: Fresh Mania