Celebrada anualmente em 19 de novembro, o Dia Internacional do Homem, tem o objetivo de ajudar os homens a ficarem mais atentos a sua saúde, bem como conscientizá-los sobre os princípios de igualdade de gêneros na comunidade, no casamento, nas construções familiares e na educação dos filhos.
A data foi proposta em 1994 pelo Dr. Jerome Teelucksingh, professor de História na Universidade das Índias Ocidentais, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns dados relacionados à saúde são envolvidos como tópicos de discussão que podem ser desenvolvidos nesta data, como:
• A taxa de suicídio é 3 vezes maior entre os homens;
• Homens têm, em média, 4 a 5 anos de vida a menos;
• 1 a cada 3 homens são vítimas de violência doméstica;
• Homens têm quase o dobro de chances de desenvolverem doenças do coração;
• Homens têm quase o dobro de chances de desenvolverem câncer de pulmão do que mulheres.
A desconstrução de estereótipos de masculinidade tóxica é outro objetivo do Dia Internacional do Homem. Características como empatia, cuidado e respeito devem ser valorizadas em um contexto de igualdade entre homens e mulheres. Essa transformação contribui para um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.
Dia do Homem no Brasil
No Brasil, o Dia do Homem é comemorado 15 de julho, quando é celebrado no país desde 1992. A celebração também tem o intuito de chamar a atenção dos homens para a importância do cuidado com a própria saúde. Isso acontece porque, historicamente, esse é o público que costuma evitar a ida em consultas preventivas, e que raramente vai ao médico, mesmo quando sente algum tipo de sintoma, como dores, por exemplo.
Novembro Azul
Vale ressaltar que também em novembro é celebrado o Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. É uma iniciativa que, da mesma forma, busca reforçar a consciência da prevenção da saúde do homem.
Além de destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, seu objetivo é alertar para a relevância do cuidado integral e da necessidade de incorporar hábitos saudáveis, proteger o coração, atentar para os demais tipos de câncer e não deixar de fora o bem-estar mental. O câncer de próstata, o mais comum entre os homens, representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. O Novembro Azul provoca e faz um chamamento para que essa realidade seja alterada.