Com o atual IFIX, as melhores performances setoriais do mês passado vieram dos fundos de fundos e dos fundos de ativos financeiros, como dito anteriormente, com FIIs de shoppings mostraram queda em maio. 

No ano, para o Itaú BBA, o destaque de alta fica para os fundos de ativos financeiros visto que em um momento de redução dos juros e, consequentemente, retomada da inflação, vê-se nos fundos indexados ao IPCA “uma boa perspectiva de distribuição de rendimentos e isso já se reflete no mercado secundário”. 

Fundos de lajes corporativas entre as piores performances

Do lado negativo, os fundos de lajes corporativas mostram a pior performance em 2024, mesmo com os impactos do home office endereçados e com a vacância das regiões diminuindo. O motivo para essa queda, segundo os analistas do Itaú BBA, é que o setor de lajes corporativas carece de imóveis de qualidade e bem localizados. 

“Como já comentamos em outros encontros, gostamos de lajes corporativas de qualidade e bem localizadas, principalmente nas melhores regiões da cidade de São Paulo (Itaim Bibi, Faria Lima, JK, Vila Olímpia e Paulista). Porém, essa combinação não é fácil de ser encontrada nos portfólios dos fundos listados – de fato, alguns fundos possuem essa combinação dentro de suas carteiras, mas, ao mesmo tempo, carregam posições em ativos de menor qualidade e em localidades que sofreram mais com os reflexos da pandemia”, explicam os analistas.

Destaques das recomendações

Conforme os analistas, são poucos os FIIs que possuem um portfólio “limpo”, de ativos classe A+ em regiões demandadas, o que sugere que os melhores imóveis ainda não estão dentro do universo dos fundos imobiliários. 

“As transações envolvendo os fundos imobiliários seguem acontecendo recorrentemente, principalmente no segmento de shoppings, e a janela de captação marcou recorde: o XP Malls (XPML11) conseguiu captar R$ 1,8 bilhão, valor superior ao montante inicial previsto, de R$ 1,6 bilhão, e representa a maior oferta de cotas neste ano.” 

Eles também ressaltam que é preciso continuar acompanhando de perto o movimento na curva longa de juros. “Seguimos com cautela e avaliando os principais acontecimentos do mercado, sempre prontos para tomar alguma medida que se faça necessária.” 

Se você investe em FIIs, precisa fazer parte do Clube Acionista e saber quais as recomendações dos analistas para esta modalidade de investimento. VEJA AGORA

Publicidade