Conforme a temporada de resultados do segundo trimestre se aproxima, alguns destaques iniciais já surgem sobre o desempenho do varejo no 2T24. A melhoria que começou no final de 2023 poderia continuar nos dois primeiros trimestres de 2024, além disso, impulsionada por uma perspectiva macroeconômica mais favorável. No entanto, espera-se uma recuperação gradual, e as discussões sobre a taxa Selic para 2024 continuam a influenciar as expectativas do setor.

Surpresas que afetam o desempenho do varejo

O aumento da carga tributária e os eventos climáticos adversos, como enchentes no Rio Grande do Sul e temperaturas mais altas em todo o país, impactaram adversamente alguns segmentos, especialmente o de vestuário. Esses fatores evidenciam os desafios que o setor enfrenta para se recuperar plenamente.

Conforme as estimativas de alguns analistas, o Grupo Soma (SOMA3) e a Arezzo (ARZZ3) podem ver suas receitas apresentar um crescimento de aproximadamente 10%. Por outro lado, Renner (LREN3) deve ter um crescimento menor, já incluindo os impactos das chuvas no Sul.

Outras empresas que estão com expectativas positivas conforme os analistas são: VIVA3, SBFG3, ASAI3, CRFB3, RADL3, PETZ3 e LJQQ3. Se você busca investir em alguma empresa do setor, sugiro fortemente acessar as análises no Clube Acionista e acompanhar os filtro disponíveis na plataforma. Por lá, além de poder comparar diversas opiniões em um só lugar você pode observar o potencial de valorização de cada ativo.

Fique de olho nos valuations atraentes

Por mais que as avaliações para as varejistas estejam mais baixa do que nos últimos anos, alguns ativos se encontram excessivamente baratos. Dessa forma, apresentando boa relação risco retorno para os seus investimentos.

Apenas para efeito de comparação: A mediana de 11x P/L para 2025, comparada com a média de 17x nos últimos 14 anos, sugere boas oportunidades de compra. Aproveite esses preços atrativos, mas esteja atento aos gatilhos de curto prazo que podem influenciar o mercado como juros e etc.

Por fim, nunca esqueça de diversificar o seu portfólio com empresas de diferentes setores, que mostram resiliência mesmo em cenários adversos.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!