O desdobramento de ações envolve uma estratégia da empresa para tornar os investimentos mais acessíveis. A prática também conhecida como “split” de ações ocorre quando se aumenta o número de ações de uma companhia disponível ao mercado. Dessa forma, reduzindo o preço por ação proporcionalmente.
Por exemplo:
Assim, se uma empresa realiza um desdobramento de ações de 2 para 1, um acionista que com 100 ações agora terá 200 ações, mas cada ação valerá a metade do preço original. Ou seja, se uma ação esteja cotada a $100 e a empresa decide fazer um desdobramento de 2 para 1. Após o processo, o acionista terá duas ações cotadas a $50 cada.
Dividindo para Multiplicar: Entendendo o Desdobramento de Ações
A vantagem do desdobramento é tornar as ações mais acessíveis a investidores de varejo, pois reduz o preço e potencialmente aumenta a liquidez. O movimento não apresenta impacto direto no valor total da companhia e seu fundamentos.
Por outro lado, a desvantagem pode estar na percepção do mercado, que nem sempre reage positivamente a essa mudança.
Interessado em estratégias corporativas que podem influenciar o mercado? O Clube Acionista oferece uma plataforma que analisa oportunidades, proporcionando informações fundamentadas para orientar suas decisões financeiras.
O desdobramento de ações é uma estratégia que visa tornar os investimentos mais acessíveis, impactando a dinâmica do mercado. Explore oportunidades estratégicas no Clube Acionista, onde o consenso de mercado guia escolhas informadas e sólidas.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui. E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!