Saber qual o seu perfil de investidor está entre os importantes primeiros passos que indicam como começar a investir, bem como, por onde iniciar os seus primeiros investimentos.
Para quem pensa em investir na bolsa de valores e para isso contratará uma corretora, os testes de perfil são disponibilizados pela própria instituição. Contudo, mesmo para aqueles que pretendem investir dinheiro em renda fixa, por exemplo, é extremamente importante que a pessoa entenda seu perfil de investidor. Dessa maneira, o investidor pode escolher ativos que melhor se encaixa aos seus objetivos.
O perfil de cada investidor está relacionado a maneira como as pessoas lidam com perdas, tempo que pretendem manter investimento, idade, conhecimento sobre o mercado, objetivos, entre outros fatores. Basicamente existem três categorias de perfis de investidor, veja abaixo.
Perfil de Investidor
- Investidor conservador
Os investidores com esse perfil tendem a priorizar segurança por isso tendem a direcionar a maior parte de seus recursos para produtos com menor risco. Em geral, pessoas deste perfil têm idade avançada, ou estão apenas iniciando sua trajetória no mundo dos investimentos.
- Investidor moderado
Os investidores com esse perfil, estão entre os mais conservadores e os mais arrojados. Em geral eles têm preferência pela segurança, mas estão dispostos a correr mais riscos em prol de maior rentabilidade.
Em geral, pessoas desse perfil tem maior versatilidade e podem aproveitar investimentos com nível de segurança não tão altos, porem com lucro acima da média.
O perfil é comum entre pessoas que possuem conhecimento de mercado um pouco mais avançado e possuem patrimônio em construção, porém já com capacidade para diversificar entre prazos diferenciados.
- Investidor arrojado
Nesse grupo estão os investidores com menor aversão ao risco. Eles já compreendem melhor a dinâmica do mercado e entendem que perdas de curto prazo são momentâneas, e que é possível reverter o cenário em outro momento.
Normalmente investidores com esse perfil buscam aumentar seu patrimônio com o intuito de cumprir objetivos, ou ainda se aposentar mais cedo e com melhores condições.
Definir seu perfil é importante para te ajudar a compreender onde quer chegar. Os objetivos, variam de acordo com cada pessoa. Algumas podem ter em mente atingir o primeiro milhão, outras somente de começar a investir.
O importante é que os objetivos sejam palpáveis, mas, ao mesmo tempo, desafiadores.