O que estudos dizem sobre o fechamento do dólar pro final do semestre?
Apesar de muitas vezes não entenderem a complexidade e funcionalidade, é comum que as pessoas usem como parâmetro para medir a “saúde econômica” do país, a comparação do real em relação às outras moedas do mundo, principalmente o dólar e o euro, por serem as moedas de maior valor e comércio no mundo. Sendo o dólar especificamente a moeda universal.
Sabendo disso, as quedas e altas do dólar é algo que todo mundo está sempre de olho, e quase sempre se torna motivo de preocupação, não só dos grandes investidores de ações, mas de todos, uma vez que essa relação (real- dólar) afeta diretamente o nosso dia a dia.
Como o dólar afeta diariamente minha vida?
Vivemos em um mundo e sistema globalizado hoje, as trocas, compra e vendas se tornaram mais fáceis e abriram inúmeras portas para países crescerem e melhorarem a qualidade de vida dos seus habitantes.
Hoje não é mais preciso que um país produza todas as matérias primas que ele usa para manter a suas indústrias e comércio. Você pode ser o maior produtor de massas do mundo, mas pode importar seu trigo de outro país, dessa forma o mundo ficou mais dinâmico e até certo ponto acessível.
No entanto, essas compras e vendas são feitas em uma moeda universal, no caso o dólar, e dão origem ao que chamamos de inflação. De forma simplificada, caso a economia do país não esteja indo bem, aquela moeda se desvaloriza em relação ao dólar, e fica mais caro importar produtos para dentro do país, o que consequentemente afeta no valor do produto final, que será comercializado dentro e fora do país, variando seu preço em supermercados, lojas etc.
Vale pontuar que a explicação acima é simplificada e o mercado financeiro é cheio de detalhes que podem mudar completamente a forma de se ler uma informação, por isso é sempre importante aprofundar os estudos e entender de forma integral as nuances do mercado. Para isso, existem cursos gratuitos onde você pode saber mais sobre investimento e finanças pessoas.
O que esperar do dólar no fechamento de 2020?
O ano de 2020 tem sido um ano que o dólar tem disparado e alcançado valor altíssimos perto do que já esteve, o que certamente tem assustado todos. Com a chegada da pandemia, que apesar de assolar o mundo, tem sido mais longa no Brasil, o dólar continuou a disparar e continua batendo recorde de altas no país. No mês de março ele alcançou os 5,94 reais fechando em 5,90 reais. Para quem já viu o dólar ter uma baixa e chegar em 1 dólar para 1 no real, e durante alguns anos se manter na faixa dos 2 ou 3 reais, é assustador assistir isso acontecer.
Sabendo disso, cálculos são feitos como uma forma de ajudar as pessoas e empresas a se precaver. Olhando sempre para probabilidades e fatores de influência, e até mesmo a forma como eles vem se comportando até o momento e como aparentemente irão se comportar no restante do ano, algumas instituições fazem uma previsão do fechamento do dólar no ano. Segundo o Banco Central, a previsão é que ao final de 2020 o dólar feche em 5,20 reias.
O analista de investimentos do Capital Research, Felipe Silveira reforça que apesar da previsão do fechamento em torno desse valor em cima Boletim Focus, o valor do dólar é constituído por inúmeras variáveis que a qualquer momento podem apresentar um cenário diferente do que foi utilizado para prever esse valor, podendo melhorar ou piorar esse resultado, do ponto de vista brasileiro.
“Mas vale sempre lembrar que o dólar é um dos ativos mais imprevisíveis pela quantidade de fatores que influenciam o câmbio, então a chance dessa projeção estar errada é altíssima.” – Felipe Silveira.