A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu, na quarta-feira (8), no Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH), uma delegação composta por membros do alto escalão do governo da Etiópia. O objetivo da visita foi conhecer, em detalhes, a experiência da Companhia na execução das políticas públicas do governo federal voltadas ao abastecimento, à geração de renda e apoio ao setor agropecuário como um todo.

O encontro foi aberto pelo diretor-presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. Além de dar as boas vindas à delegação, ressaltou a importância da troca de experiências e conhecimentos entre os dois países.

O superintendente de Logística Operacional, Thomé Guth, falou sobre a atuação da Conab no território brasileiro e explicou qual é a missão, visão e objetivos estatutários da empresa. Ele informou ainda que as atribuições estratégicas da Conab são formular as políticas públicas, gerar informações e conhecimentos para o setor e executar as políticas agrícolas de abastecimento.

Guth explicou que as ações de logística realizadas pela Conab têm relação com prover apoio na gestão e movimentação dos estoques públicos e oferecer o suporte de logística no atendimento do Programa Venda em Balcão (ProVB) e na distribuição de cestas de alimentos. 

Fernando Gomes, superintendente de Estudos Econômicos, Estatística e Inovação da Companhia, contextualizou a política agrícola executada pela Companhia e ministrou a palestra “Impactos da Coleta de Dados na Agricultura”. Ele explicou como funcionam as ferramentas que a Conab utiliza em momentos de desequilíbrio econômico. Uma delas é comprar excedentes produtivos agrícolas e armazená-los, para regular o  mercado com base nas leis de oferta e procura.

Além de explicar a importância do papel dos dados agrícolas para embasar as ações da Conab, Gomes deu exemplos sobre que tipo de dados são apurados: área plantada, produtividade esperada, custos de produção, preços de comercialização e dados sobre armazenagem pública e privada de grãos.  

A terceira apresentação abordou o tema “Compras Públicas da Agricultura Familiar – Recorte na Suplementação da Alimentação Escolar”, com a gerente de Programação Operacional da Agricultura Familiar e da Sociobiodiversidade, Kelma Cruz. Ela começou fazendo um retrospecto sobre o início das ações em 2003 e explicou em detalhes como a Conab apoia as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Cruz também explicou à plateia como funciona o Programa Alimenta Brasil, que visa ampliar o acesso à alimentação e incentivar o cultivo de diversas culturas pela agricultura familiar, além de apoiar extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e outras populações tradicionais.

Comitiva – A delegação etíope é formada pelo Ministro de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Horticultura, Meles Mekonen Yimer e pelo Ministro de Estado da Pecuária e Pesca, Fikru Regassa Gari. Também acompanham a comitiva mais treze representantes indicados pelo governo da Etiópia, bem como integrantes do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e ABC (Agência Brasileira de Cooperação), instituições que organizaram a missão ao Brasil.

A visita da delegação etíope teve início na segunda-feira (6) e seguirá até a sexta-feira (10). A comitiva veio conhecer também os programas e ações do Brasil nas esferas estaduais e que envolvem o PNAE, a alimentação escolar, a nutrição, além da agricultura familiar.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte