O presidente Jair Bolsonaro editou Decreto que institui o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais). O objetivo principal do programa é permitir a oferta de serviço de banda larga de boa qualidade à população da Região Amazônica.

 

Segundo informou a Secretaria Geral da Presidência da República, o “Pais visa implantar rede de transporte de fibra óptica de alta capacidade ao longo dos rios da Região Amazônica e de redes metropolitanas nos municípios conectados à rede de transporte”. Essas redes permitirão a conexão de estabelecimentos públicos, como instituições de ensino, unidades de saúde, hospitais, bibliotecas, instituições de segurança pública e tribunais.

 

O Decreto autoriza também a realização de parcerias com órgãos ou entidades, públicas ou privadas, para que a capacidade excedente das redes implantadas seja utilizada, o que irá garantir sustentabilidade econômica ao Programa e permitir a oferta de serviços de telecomunicações.

 

O ato presidencial cria o Comitê Gestor do Pais, uma exigência formulada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), segundo a Secretaria Geral, que deverá atuar para garantir a sustentabilidade operacional e comercial da rede implantada e disponibilizar a capacidade excedente ao setor privado de forma não discriminatória aos usuários privados interessados.

 

“A normatização do Programa ganha relevância diante da iminente publicação do Edital do 5G, que deverá considerar o estabelecimento de compromissos de abrangência, incluindo a obrigação de implantação do Pais”, diz a nota da Secretaria Geral. A estimativa do governo é que será destinado R$ 1,5 bilhão ao Programa Norte Conectado, que inclui o Pais. Esses recursos serão provenientes de contrapartida dos vencedores do leilão do 5G.


Análises de Mercado

Com a assinatura Análises de Mercado você recebe diariamente teses e atualizações sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos. São mais de 60 especialistas publicando em uma única plataforma. Você terá acesso aos relatórios diários de mais de 22 corretoras e casas de análises, cartas mensais de mais de 35 fundos de investimentos e um ranking exclusivo com as avaliações das casas em relação ao preço justo e às recomendações para comprar, vender e manter entre os principais papéis listados na B3. Você poderá conferir ainda planilhas das principais corretoras com recomendações de ativos e indicadores sobre potencial de uma empresa.

Com a assinatura Análises de Mercado você tem acesso:

  • Relatórios: Análises e atualizações diárias sobre o mercado publicadas por mais de 60 especialistas.
  • Guia de Ativos: Planilhas completas das corretoras com avaliações e perspectivas de desempenho de cada ativo.
  • Consenso de Mercado: Avaliações das corretoras em relação ao preço justo e às recomendações para comprar, vender e manter entre os principais papéis listados na bolsa brasileira.
  • Cartas dos Fundos: As últimas cartas e relatórios mensais publicados por mais de 30 dos principais fundos de investimentos do país.

OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.